PSB realiza Congresso e aprova candidatura de Márcio França ao governo do Estado

O PSB – Partido Socialista Brasileiro de Osasco, realizou no sábado (12/02), o seu Congresso Municipal que teve como pauta o atual cenário político, a eleição dos membros do Diretório e da Executiva Municipal para o biênio de 2022/2024 e a eleição dos delegados ao Congresso Estadual que será realizado em março.

Para conter o avanço da contaminação do novo coronavírus, o Congresso foi realizado na Câmara Municipal de Osasco de forma híbrida (presencial e remoto) e contou com a participação do professor Mario Luiz Guide, do vereador Julião, da presidente do partido, professora Tereza, dos membros do Diretório e da Executiva Municipal, filiados, simpatizantes e representantes de entidades sociais.

A professora Tereza, que foi reeleita presidente do partido por unanimidade, iniciou a plenária dizendo que o “o sonho e a esperança de um futuro melhor, de uma sociedade mais justa e igualitária” continuam sendo diretrizes do partido.

Já o vereador Julião disse que o PSB é um partido importante, que se diferencia na cidade por ser um partido de lutas históricas, ideológico e com comprometimento social. Ele fez uma avalição do cenário político municipal e apontou os possíveis pré-candidatos à deputado federal e estadual de Osasco. O vereador falou ainda sobre os trabalhos do Legislativo municipal que aprovou importantes projetos, principalmente no combate à pandemia.

O diretor da Fundação João Mangabeira e Secretário Geral do PSB no Estado, professor Mário Luiz Guide, fez uma avaliação da atual conjuntura política nacional e estadual e disse que o Brasil continua com a pandemia, com a crise econômica, desemprego, perda de renda e inflação e, neste cenário político, terá eleições importantes para presidente da República, para o governo do estado, deputados federais e estaduais. Ele acredita que a polarização entre Bolsonaro e Lula tende a se manter nas Eleições de 2022 e acha difícil a viabilização de uma terceira via.

De acordo com as últimas pesquisas, 80% da população não aprova a política econômica do atual governo federal e 65% desaprova a maneira como ele conduz a questão da pandemia, informou Guide. “Ampliar as alianças e promover a união das forças democráticas e populares é hoje uma questão principal para o PSB”, afirmou. Está em negociação a formação de uma federação partidária entre o PSB, PT, PV e PCdoB mas, segundo Guide, ainda não há acordo para isso.

Aqui em São Paulo, Guide explicou que temos um quadro político com Márcio França (PSB), Fernando Haddad (PT), Rodrigo Garcia (PSDB) e Boulos (PSOL) como candidatos ao governo do Estado, além de Tarcisio de Freitas (PL) e Mamãe Falei, do Podemos. “O PSB quer manter a candidatura de Márcio França até o fim e propõem a realização de uma pesquisa quantitativa e qualitativa no final de maio para decidir quem é o candidato com maior chance de vencer, principalmente no 2° turno”, disse Guide.

Ainda sobre o cenário estadual, o professor informou que a vinda de Geraldo Alckmin para o PSB deverá acontecer no início de março. “As chances são de 99%”, afirmou. Atualmente sem partido, o ex-governador está praticamente certo como vice do ex-presidente Lula. “Aqui em Osasco, vamos ter pessoas ligadas ao Alckmin que também poderão vir para o partido”, ressaltou Guide, “Cada caso será avaliado individualmente pela Executiva Municipal”, finalizou.

Para encerrar, a presidente colocou as propostas em votação e os congressistas aprovaram, por unanimidade, a candidatura de Márcio França ao governo do Estado, a vinda de Alckmin e seus aliados ao partido e a chapa “A Luta Continua”, com os novos membros do Diretório e da Executiva Municipal, além dos delegados ao Congresso Estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.