Prefeitura de Osasco realiza evento “Para todos verem”

Como parte das comemorações do aniversário de 60 anos de emancipação político-administrativa, a Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPCD) da Prefeitura de Osasco realizou na quinta-feira, 10/3, no auditório do Fundo Social de Solidariedade, o evento “Para todos verem”, que abordou temáticas sobre deficiência visual e inclusão, voltado para deficientes visuais e pessoas com baixa visão.

A ação contou com diversas atividades. As palestrantes da Fundação Dorina Nowill, Maristela Mendes e Andréia Queiroz, falaram sobre acessibilidade, tecnologias assistivas, autonomia e independência e empregabilidade. Também aconteceram sessões de massoterapia com profissionais com cegueira total em parceria com a Meraki Massoterapia, entre outros.

O evento teve uso do recurso de audiodescrição pelas autoridades e mestre de cerimônia, para que os convidados cegos e com baixa visão pudessem acompanhar o ambiente em cena e identificar quem estava narrando o discurso.

“Quando a gente fala de inclusão, mais acessível para todos, tem que pensar em cada questão, cada segmento. A cidade precisa estar organizada para ser acolhedora. As necessidades e expectativas de cada um são diferentes, algumas coisas nos unificam, mas algumas questões precisam ter critérios e ações diferenciadas. Quando atendemos pessoas com baixa visão ou deficiência visual, precisamos adaptar o evento para um formato que elas possam se sentir acolhidas, e assim tem que ser na cidade como um todo.  A políticas de inclusão e acessibilidade é uma ação de governo que trabalha de modo intersecretarial, unificada, em torno de um propósito: que Osasco seja uma cidade de todos e para todos”, comentou o prefeito Rogério Lins, que estava acompanhado da primeira-dama, Aline Lins.

O secretário executivo da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Salomão Júnior, destacou: “Nossa secretaria foi criada para implantar políticas públicas de inclusão e atua com olhar crítico em cada patologia, para integrar todas as deficiências. Cada deficiente precisa de um atendimento especializado, pois as necessidades das pessoas autistas são diferentes do deficiente visual, que é diferente do surdo, por exemplo. Mas todos estão sob a ótica da deficiência e é para isso que a secretaria trabalha, na transversalidade, para garantir a inclusão eficaz no município”.

Também participaram a vice-prefeita, Ana Maria Rossi, vereadores, Sonmy Pólito, líder do movimento Bengala Verde, e o secretário de Assistência Social, José Carlos Vido, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.