No mês da Mulher, Escola do Parlamento oferece oportunidade de desenvolvimento a servidoras

Participantes avaliam como treinamento deve auxiliar no desempenho pessoal e profissional

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Osasco (EPO) escolheu o mês de março para realizar uma série de atividades voltadas ao público feminino, com palestras online e ações com foco no desenvolvimento pessoal e profissional.

Iniciadas na semana em que foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, as atividades prosseguem até o final do mês.Na manhã desta quinta-feira (17), aconteceu mais uma ação da EPO, com uma videoconferência intitulada “Etiqueta no Trabalho”, que despertou a atenção de diversas servidoras da Câmara. Terezinha Maria dos Santos, do gabinete do vereador Julião (PSB), é uma das participantes e elogiou a iniciativa. “Um encontro maravilhoso! O tema trouxe grande reflexão para nossa vida pessoal e profissional. Um cuidado comigo e um cuidado como o outro”, declarou.

Já Fabiana Santos, que atua no gabinete do vereador Joel Nunes (Republicanos), acredita que a iniciativa é importante para o trabalho dentro e fora da Câmara. “Trouxe oportunidades de reflexões sobre várias áreas da minha vida”, explicou. Segundo Fabiana, as palestras instigam reflexões sobre como tratar as pessoas dentro do ambiente de trabalho, a capacidade de escuta, de empatia e de manter a organização no ambiente de trabalho. “Toda a informação recebida no treinamento poderá ser usada em minha vida pessoal”, acrescentou.

Para a servidora do gabinete do presidente Ribamar Silva (PSD), Helen Cristina de Souza Dias, o treinamento pode ser resumido em três palavras: alinhamento, integridade e potencial. Segundo ela, as aulas mostraram que o alinhamento pessoal depende de uma autoanálise e desperta a questão da integridade. “Integridade é você estar por inteiro no que você está fazendo, seja no seu trabalho, em um exercício físico ou um tempo com os filhos”.

Helen indica que a próxima etapa está ligada ao potencial, a partir da observação dos pontos fortes e fracos. “Depois de alinhar e ser íntegro no que está fazendo, você consegue enxergar qual é o seu ponto forte e potencializar isso e trabalhar os pontos fracos”.

Programação

A diretora da EPO, Marli Arruda, lembrou que a programação para a escolha do mês de março está ligada às comemorações do Dia Internacional da Mulher – 8 de março.

“A data tem sido uma oportunidade de reflexão sobre o papel social da mulher e suas conquistas nos últimos tempos. Aproveitamos o momento para comemorar, oferecendo desenvolvimento pessoal e profissional através da Escola do Parlamento”, justifica.

Na Semana da Mulher, o tema “Mulher em Alta Performance” foi abordado em cinco encontros matinais pela plataforma Zoom. De acordo com Marli, os eventos são preparados com muita atenção e cuidado. “A expectativa é que elas se sintam prestigiadas, revigoradas e gerem maior satisfação na vida e no trabalho”, acrescentou.

Ainda segundo a diretora, a vantagem do formato online é a possibilidade de realizar o trabalho sem aglomeração ou deslocamento. Outros dois encontros estão programados para os dias 24 e 31, com a abordagem dos temas “Autocuidado – Pele e Maquiagem” e “Dress Code e Elegância”.

Nova missão

Ao assumir o comando da EPO, no final de novembro de 2021, Marli fez um diagnóstico situacional que, após estudos, se transformou em conteúdo a ser trabalhado pelo órgão durante o ano. Conforme explicou a diretora, o desafio do trabalho é “cumprir o plano de ação, observar e mensurar os resultados e ter flexibilidade para correção de rota, se necessário”.

A diretora acrescentou que o presidente Ribamar Silva e os demais membros da Mesa Diretora, assim como os parlamentares, diretores e servidores da Casa, têm estimulado e apoiado o crescimento de cada servidor, junto com a EPO. “Queremos a cada dia aprender e estimular o servir melhor”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.