Rubens Furlan relembra sua trajetória política e algumas conquistas para Barueri

Nesta semana, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, recebeu a equipe do Jornal A Rua em seu gabinete para uma entrevista exclusiva. Com mais de 45 anos de vida pública e 9 mandatos, 6 deles como prefeito de Barueri, Furlan relembrou alguns momentos marcantes de sua trajetória na vida pública e também destacou alguns pontos de seu trabalho à frente de uma das maiores cidades da região. 
Durante a entrevista, ele aproveitou para fazer um balanço das principais ações realizadas por sua gestão à frente da prefeitura da cidade. 
Confira a entrevista!

Em mais de 45 anos de vida pública, quais são os momentos que mais marcaram sua trajetória política?
Foram vários momentos. Teve o momento da minha eleição para vereador, no dia 15 de novembro de 1976. Naquele tempo, a apuração demorava 7, 8 dias. E aqueles foram dias de muita ansiedade. Eu acabei sendo o vereador mais votado naquela eleição. Foi um momento ímpar na minha vida. Outro momento que marcou, por várias razões, foi em 1982. Eu casei 12 dias depois de ter sido eleito prefeito e tomei posse no dia 1º de fevereiro, data de uma das maiores enchentes de todos os tempos aqui em Barueri. Foi um negócio terrível. Eu morava em um sobrado que encheu de água. Eu saí pra tomar posse e depois não pude voltar pra casa. Eu fui pra casa da minha mãe e a minha esposa foi pra casa da mãe dela. E ainda ficamos mais uns dois dias na casa de um amigo, pra depois poder voltar pra casa. Outra data marcante foi o nascimento da minha filha Bruna, em abril do mesmo ano. Então foi um período com muitas coisas marcantes. Posso dizer que foram muitas emoções, uma atrás da outra, e todas essas coisas contribuem para mudar a vida da gente. Não é que mudou porque ganhou a eleição, porque casou, porque foi pai, por causa da enchente… São coisas que vão dando maturidade e hoje eu sigo muito atualizado. Tanto quanto qualquer jovem que esteja começando agora na política. O meu dia a dia me atualiza. A tecnologia é atual, é importante, e exige atualização o tempo todo, e eu faço um esforço grande para me atualizar diariamente. E todos esses momentos marcaram muito e fizeram com que eu tivesse um amadurecimento muito rápido. Depois, a vida política passa a ser uma rotina, cada eleição é uma experiência e cada projeto que a gente desenvolve, com todas as dificuldades, também viram experiência. São experiências que vão se acumulando. Só tem experiência quem viveu para tê-la, porque não adianta alguém de 40 anos dizer que tem a experiência que eu tenho. Não tem. Tem que viver. 

Como é a sua relação com os prefeitos da região e como é ser reconhecido como um grande gestor por eles?
Eu conheço as dificuldades dos prefeitos aqui da região. Graças a Deus essa é uma safra maravilhosa de prefeitos e eu tenho a honra de participar junto com esses moços todos aí. Eu não vou dizer que não fico feliz e lisonjeado com os elogios. Mas essa vaidade não impede que eu veja o tamanho que eu sou. Quando eu olho no espelho, vejo o prefeito de Barueri, com as mesmas dificuldades e também com a mesma vontade de resolver os problemas que surgem na nossa cidade. Então, não deixo a vaidade atrapalhar a necessidade que eu tenho de cumprir os compromissos com a população. Eu sou do tamanho que eu sou e tenho a vaidade natural de alguém que recebe o respeito de outra pessoa, só isso. 

Como o senhor avalia o trabalho da gestão atual e quais são as expectativas para as comemorações do aniversário de Barueri? 
Nós inauguramos duas belíssimas escolas. E não é só a escola que é bonita, o conteúdo dela é muito mais bonito. As escolas são modernas, tecnológicas, contam com aulas de robótica nas salas maker. Para uma formação melhor dos nossos jovens para o futuro, construímos e equipamos escolas mais adequadas, mais modernas, para que eles possam ser competitivos. Os filhos dos trabalhadores mais abastados e os filhos dos trabalhadores mais humildes precisam ter a mesma oportunidade. E aqui em Barueri a gente está fazendo um esforço muito grande pra que isso seja possível. Eu queria inaugurar a Praça das Artes, mas deve demorar aí mais um tempo pra isso, porque não se trata de um teatro apenas. Lá será muito mais que um teatro. Será uma escola de cultura, uma escola de artes, que deverá receber mais de dez mil alunos, que irão frequentar as escolas dos mais diversos segmentos. Seja cultural, seja dança clássica, balé, todo tipo de instrumento musical, vai ter aula. No contraturno escolar, os estudantes da rede pública de Barueri poderão optar entre as atividades culturais, na Praça das Artes, e as atividades do Centro Esportivo, que também está sendo construído aqui na cidade. E esse centro não será um ginásio de esportes. Será um centro completo, com aulas de artes marciais, vôlei e futebol… e tem uma estrutura fantástica. Imagina que tenha crianças com vocação pro teatro, pra música e, se ele não tiver oportunidade, essa vocação vai se perder ao longo do tempo, porque ele vai fazer outra coisa pra ganhar a vida. E vai ganhar a vida com todas as dificuldades em outro lugar, deixando de lado aquilo que é a vocação dela. Nós vamos dar a oportunidade. Se existe talento artístico ou esportivo em nossa cidade, esses talentos serão revelados porque nós estamos dando essa oportunidade para nossas crianças e jovens. Agora, por exemplo, estamos fazendo um espaço para idosos de primeiro mundo, com toda estrutura para os idosos terem qualidade de vida, porque as pessoas precisam ser respeitadas e precisam viver com dignidade. Então posso dizer que aqui a gente olha e trabalha  para as crianças, desde a primeira infância, com muita força, com muito entusiasmo, e seguimos assim para atender até os idosos. Sempre com muitos programas sociais, de empregabilidade, culturais e esportivos. Com isso, posso dizer que nós chegamos aos 73 anos de aniversário de emancipação político-administrativa com muita responsabilidade de promover o bem-estar social. E como a gente promove isso? Cuidando da vida das pessoas.

E como é estar junto da população? 
Isso é fantástico. Poder sair na rua, tomar café com o pessoal. É fantástico. Eu vou em todos os lugares, entro na casa das pessoas, abraço, vou na praça e converso com a população. Estou sempre próximo das pessoas. Fora isso, Barueri é a terra da felicidade. Você sabe que eu nasci em Sorocaba e vim pra Barueri com 14 anos de idade. Posso dizer que toda vida fui feliz aqui. Eu não sei se a felicidade é inerente à minha personalidade, mas sei que sou um cara muito feliz. 

E como o senhor aproveita as suas horas de lazer? 
Vou ao shopping, adoro ir ao shopping. Não é só da novela que eu gosto (risos). Eu mesmo vou comprar as minhas coisas, tomar café, comprar chocolates. E claro, assisto novela e BBB (Big Brother Brasil). Mas, o que eu gosto mesmo é de ficar em casa, descansando, sempre que posso. Algumas vezes vou para a praia e também gosto muito de ir pro interior, porque lá é sossegado e quando eu vou pra lá, volto com as energias recarregadas. 

Na última semana, durante a coletiva de imprensa no novo diretório do PSDB, o senhor declarou seu apoio ao governador João Doria na campanha à presidência, e a Rodrigo Garcia, ao governo do estado. Poderia falar um pouco sobre a importância dessa parceria para a cidade continuar crescendo?  
Eu não tenho dificuldade nenhuma em dizer que meu apoio nas eleições deste ano serão para João Doria presidente e para Rodrigo Garcia governador. Primeiro porque eles são do meu partido, o PSDB. Segundo porque passei quase a minha vida inteira lutando por um hospital regional e eu apoiei todos os governadores que se elegeram em São Paulo nos últimos anos, e nenhum deles fez isso por Barueri. Por isso construímos, com recursos próprios, o hospital municipal, que acabou virando um hospital regional porque atende pessoas de toda a região. Mas, nunca deixei de lutar pelo hospital regional e com a eleição da Bruna [Furlan] como deputada estadual, Barueri ficará mais fortalecida. E se tivermos o João Doria e o Rodrigo Garcia eleitos, tenho certeza que Barueri irá crescer ainda mais. Eu não posso e não vou virar as costas para essas pessoas, porque elas não viraram as costas para o povo que eu represento. Além disso, o Doria é um grande governador. Ele, com sua equipe e com o Rodrigo Garcia, está fazendo um grande governo em São Paulo. Tanto é que os prefeitos todos estão apoiando o Rodrigo Garcia para o governo do estado. 

O senhor é, sem dúvidas, um dos prefeitos mais respeitados do CiOeste. Qual a importância desse consórcio para o fortalecimento das cidades da região? 
Lá no CiOeste cada prefeito leva seus problemas e suas experiências. E a gente discute. Por exemplo, tem uma coisa que não estavam entrando em acordo que é a questão do aumento da tarifa de ônibus. A gasolina subiu, o óleo diesel também. O empresário não vai conseguir fechar a conta no fim do mês. Ele vai ter que colocar dinheiro dele na empresa porque não está conseguindo pagar o custo. E com isso, a qualidade do transporte vai cair muito. Então, a CiOeste é importante porque abre um canal de diálogo pra discussão de assuntos de toda a região.

Depois de seis mandatos, o senhor pretende se reeleger novamente como prefeito de Barueri? Quais suas pretensões e expectativas políticas para o futuro?
Eu não pretendo me candidatar novamente. Em dezembro vou fazer 70 anos e vou terminar esse mandato com 72 anos. Por isso, vou me aposentar. Neste momento, vamos trabalhar a eleição da Bruna e dos candidatos do partido para fortaceler não só a nossa cidade de Barueri, mas toda a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.