Coleta seletiva cobre 100% de Barueri

Adotar hábitos mais conscientes e responsáveis é imprescindível para garantir que haja um planeta para as futuras gerações. Reciclar é parte indispensável desse processo, por isso que em Barueri a coleta seletiva cobre 100% da cidade.

Com a reciclagem, itens que demoram centenas de anos para se decompor na natureza acabam se transformando em novos objetos e ganhando novos usos. Vidro, plástico, papel, metal e outros componentes deixam de virar mais lixo e poluir ainda mais o mundo para se tornarem novamente úteis e ainda ajudam a sustentar muitas famílias.

“Nós destacamos a importância da coleta seletiva, pensando no meio ambiente de forma sustentável, deixando de extrair matérias-primas, economizando energia e poupando recursos naturais. Sem contar que nós deixamos de mandar esses itens para o aterro sanitário, por conta da separação do material”, ressalta o geógrafo da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), Geovane Bassan.

Dias de coleta
A coleta seletiva, de responsabilidade da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), ocorre de segunda a sexta, das 8h às 18h. Oito caminhões baú com 19 metros cúbicos e profissionais capacitados recolhem os materiais. O recolhimento porta a porta chega a casas, conjuntos habitacionais, condomínios, empresas, entre outros. Para obter informações sobre essa ação, basta ligar no telefone (11) 4162-7300 e digitar a opção 3.

AQUI é possível conferir o itinerário da coleta seletiva em Barueri.

Toneladas

Anualmente são recolhidas aproximadamente 4.300 toneladas de recicláveis no município, o que se repetiu em 2021, mas há uma previsão de aumento nesse montante. Somente em janeiro de 2022 foram coletadas 385 toneladas. A estimativa para este ano corresponde a 5 mil toneladas. A média mensal de materiais gira em torno de 450 toneladas.

Cooperativa

Tudo que é recolhido pela coleta seletiva é encaminhado à Cooperyara, cooperativa responsável pela separação, pesagem e venda para empresas interessadas nos itens. Cerca de 60 famílias trabalham na Cooperyara e dependem totalmente da renda gerada dessa atividade.

“Nós temos uma cooperativa que recebe o material de toda a cidade. Esse material serve para dar empregabilidade para 60 cooperados que dependem da coleta desses materiais que a população separa. Nós somos uma das poucas cidades que tem a coleta seletiva na região”, reforça Bassan.

A cooperativa conta com sete prensas, duas esteiras, uma empilhadeira, dois caminhões, um veículo EFFA e um veículo Saveiro.

Foram vendidos em 2021 um total de 3.055 toneladas de materiais recicláveis. Só em janeiro de 2022 foram 270 toneladas, quantidade que superou a média mensal, que gira em torno de 255 toneladas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.