Vereadores sugerem melhorias na mobilidade para quem usa bicicletas para lazer ou transporte

De acordo com informação do Observatório das Bicicletas, uma pesquisa nacional feita com dez mil ciclistas, realizada pelo Transporte Ativo e Labmob-UFRJ, apontou que no Brasil, 72,5% das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte ou lazer chegam a pedalar cinco ou mais vezes por semana. Ao passo que 28,1% combinam o uso da bicicleta com outro meio de transporte.

Pensando no crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte ou apenas para lazer, a Câmara Municipal de Osasco, através dos vereadores, tem proposto alternativas para estimular as pessoas a usarem mais a bicicleta. Com isso, os parlamentares visam ampliar o acesso aos espaços urbanos, além de priorizar meios de transporte inclusivos e sustentáveis.

Os vereadores Carmônio Bastos (Podemos) e Josias da Juco (PSD) apresentaram indicações recentemente, sugerindo a construção de bicicletário e empréstimo de bicicletas adaptadas na ciclofaixa de lazer, visando as pessoas com mobilidade reduzida e adultos que ainda não sabem pedalar. O parlamentar do Podemos, percebendo o aumento no número de usuários de bicicleta que a utilizam para ir ao trabalho, pediu a instalação de um bicicletário nas proximidades da Prefeitura de Osasco.

“Há um grande número de servidores que utilizam a bicicleta como meio de transporte para se locomover da residência ao trabalho. Acho importante ressaltar que a utilização da bicicleta como alternativa de transporte vem crescendo cada vez mais no município, desta forma, se faz necessário à criação de condições favoráveis aos seus usuários”, comentou Carmônio Bastos em sua indicação.

O vereador também pediu a avaliação de concessão de uso de uma área localizada na Avenida Fuad Auada, sob o viaduto Guerino Spitaletti, para o Grupo Pedal Altino, visando estimular o uso da bicicleta através de orientação.

O vereador Josias da Juco, que em 2021 solicitou que o Executivo avaliasse o retorno da ciclofaixa, comemorou a reinauguração do espaço em fevereiro e aproveitou para fazer um pedido ao grupo responsável pelo empréstimo de bicicletas para uso na ciclofaixa: que providenciasse bicicletas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida e para quem ainda não sabe pedalar.

“É fato que o ciclismo promove o fortalecimento muscular, melhora o condicionamento cardíaco, melhora da agilidade, habilidade e o equilíbrio. Sem contar os efeitos emocionais, já que o ciclismo favorece o bem-estar físico e mental. Outro papel fundamental está na integração das pessoas e na sustentabilidade. Isso porque a forma como nos deslocamos na cidade impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas e no meio ambiente”, justifica o vereador.

No dia da inauguração da ciclofaixa, como comemoração dos 60 anos de emancipação, o presidente da Câmara, Ribamar Silva (PSD), apontou outro aspecto do uso da bicicleta. “Nós vemos muitas famílias usando a ciclofaixa para pedalar e até para caminhar. É um espaço de lazer importante para a cidade, que une as famílias e promove mais qualidade de vida”, afirmou Ribamar na ocasião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.