Barueri terá mais de 100 representantes nos Jogos da Melhor Idade

A delegação de Barueri para a próxima da fase regional dos JOMI – Jogos da Melhor Idade terá mais de 100 representantes. A competição, que acontece entre os dias 17 e 22 de maio, na Praia Grande, conta com 99 atletas e nove integrantes da comissão técnica. Serão 45 mulheres e 54 homens, divididos em modalidades como voleibol, tênis de mesa, natação, truco, bocha, atletismo, entre outras. Todos os atletas são do Parque da Maturidade, ligado à Secretaria da Família de Barueri (Sefam). 

A fase regional é classificatória para a estadual, que será em Presidente Prudente, entre 28 de junho e 3 de julho. Barueri ficou em oitavo lugar na edição passada da competição na etapa regional e pertence à 5ª região; são oito regiões no Estado. 

Medalha de ouro 

Desta vez, as maiores chances de trazer uma medalha para a cidade estão no vôlei masculino, tênis de mesa, bocha, natação masculino e feminino e na dança de salão. O atleta Benedito Messias dos Santos, por exemplo, já conquistou a medalha de ouro em 2019 na final estadual do atletismo.  

Para Ednaldo Cavalante Leite, coordenador de esportes do Parque da Maturidade José Dias da Silva, “a importância de eventos como o JOMI não é apenas a competição em si, mas a socialização entre os atletas envolvidos, os momentos de descontração antes e depois dos jogos, proporcionando uma vida mais ativa e saudável”. 

Treinos intensos 

A preparação para os jogos é intensa, pois além dos JOMI os atletas disputam outras competições ao longo do ano. Neste ano, no entanto, os treinos começaram um pouco mais tarde por causa das restrições geradas pela pandemia da Covid-19. Os trabalhos para as disputas são diários, com foco não apenas nas modalidades, mas também são feitos exercícios de condicionamento físico realizado na academia do Parque, sempre com acompanhamento médico.  

Até 2019, a competição era conhecida como JORI – Jogos Regionais do Idoso. Mas desde 2020 passou a ser chamada de JOMI. Conforme o coordenador Ednaldo, “Barueri pode esperar uma boa participação de nossos atletas representando bem a nossa cidade, mas sempre lembrando que o foco maior é a qualidade de vida de nossos atletas, a medalha é uma consequência”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.