Emeb de Jandira destina mais de 1 tonelada de itens para reciclagem

Atendendo ao sexto inciso do artigo 225 da nossa Constituição Federal de 1988, a Secretaria de Educação incentiva que as escolas municipais de Jandira desenvolvam projetos que tem a “finalidade de promover a educação ambiental e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”. Dito isto, a EMEB Moisés Cândido Vieira desenvolveu o projeto “Reciclando para o Futuro”, projeto este que tem trazido importantes resultados, que aqui descreveremos.

No projeto  em questão, os alunos do 1º ao 5º ano são apresentados a informações que os fazem repensar nas questões relacionadas ao meio ambiente, fazendo com que eles entendam a importância do uso consciente dos recursos naturais e o papel da reciclagem para que materiais já utilizados possam ser reutilizados.

Dentro do projeto, são apresentadas as cinco cores básicas e seus itens correspondentes (verde = vidro, amarelo = metal, azul = papel, vermelho = plástico e marrom = orgânico). Após a apresentação das cores, os alunos são incentivados a trazerem para o “canto da reciclagem” itens que já foram utilizados, que são pesados e contabilizados para a sala do aluno.

Com a parte de conteúdo apresentada, os alunos da EMEB Moisés Cândido Vieira passaram a participar de uma competição para ver qual sala teria a maior arrecadação de materiais recicláveis.

Para surpresa de todos, o projeto teve como resultado 1,350 toneladas de materiais recicláveis arrecadados, o que trouxe para a escola o equivalente a R$311,00, que serão revertidos em melhorias para os próprios alunos.

Como premiação para a turma que teve o melhor desempenho no período da gincana, a escola ofertou um cine pipoca a todos os alunos da sala.

No mês de março, o 5º ano A e o 2º ano B foram a sala vencedora. No entanto, o mês de abril já começou e, novamente, a gincana foi reaberta, aguardando novos resultados satisfatórios não apenas aos alunos, mas também à toda a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.