Barueri adota nova modalidade de atendimento à distância para pessoas com perda auditiva

Barueri inova ao adotar nova modalidade de atendimento à distância aos usuários com perda auditiva da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) e torna-se referência no 37º Encontro Internacional e Audiologia (EIA). O evento aconteceu no início de abril (de 6 a 8) na cidade de São Paulo e reuniu os melhores projetos do segmento. 

Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia Assistiva da SDPD, o projeto “Novas modalidades de atendimentos no setor de audiologia no serviço público mediante o novo panorama da Covid-19” ganhou visibilidade no encontro. Isso porque apresentou os resultados do atendimento à distância sendo, em muitos casos, uma alternativa segura e econômica. 

“A nova modalidade, que surgiu junto com a pandemia, é uma forma muito efetiva de atendimento e veio para ficar. Países desenvolvidos já têm apresentado a sua eficácia. Dentre os pontos positivos está a economicidade, propiciada principalmente aos pacientes de baixa renda, que em muitos casos não têm condições de pagar um transporte para ter acesso ao serviço”, explica a diretora do Departamento de Tecnologia Assistiva da SDPD, Solange Lança. 

Avaliação remota e eficaz 

O atendimento remoto é feito através de diversas plataformas de comunicação e visa acolher e orientar os munícipes com deficiência auditiva que utilizam o Aparelho de Amplificação Sonora (AASI) ou estão em processo de adaptação.  

“Utilizando ferramentas como aplicativos de mensagens, plataformas de conversas via web, telefone celular ou fixo, foram realizados atendimentos aos usuários que estavam iniciando o processo de indicação e adaptação de AASI, com orientações quanto ao uso e manuseio, bem como resolução de queixas ou dúvidas dos usuários”, cita o texto do projeto. 

Atendimento presencial permanece 

O acolhimento a distância também tem o papel de identificar a necessidade de manutenção do aparelho auditivo, encaminhando o usuário a comparecer à SDPD para a necessidade de ajuste e regulagem do aparelho auditivo, assim como os exames de diagnóstico auditivo. 

Referência 

“A participação da SDPD em um encontro internacional representa o quanto a cidade está engajada em promover as melhores ações. É de extrema importância incentivar os profissionais a participarem desses eventos, dando visibilidade a Barueri, além de fomentar a capacitação dos profissionais, que tem o objetivo de garantir mais qualidade de vida à pessoa com deficiência da nossa cidade”, ressalta o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (Prof.Carlinhos).  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.