Delegacia da Mulher de Barueri anota em média cinco casos de violência por dia

De acordo com dados da Delegacia da Mulher (DDM) de Barueri, l de janeiro até março deste ano, foram registradas cerca de 520 queixas de mulheres vítimas de violência doméstica. São cerca de cinco por dia.

Segundo a delegada titular, Priscila Camargo, os números se referem a Barueri e cidades vizinhas como Cotia, Itapevi, Carapicuíba, Jandira, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus, já que a delegacia é 24 horas e atende pessoas da região, após o fechamento das DDMs.

Em 2021, nos três primeiros meses do ano, foram anotados 219 boletins de ocorrências em Barueri, quando ainda não havia atendimento 24 horas.

A delegada Priscila alerta: “em caso de violência, a mulher acione imediatamente a PM pelo telefone 190 ou a Guarda Municipal por meio do 153”. Entre as medidas realizadas pela polícia, após o registro da queixa, está o encaminhamento das mulheres para atendimento psicológico, assistência social, cursos profissionalizantes e direcionamento para abrigos, além de outras.

Proteção
O município oferece medida protetiva às vítimas, por meio do programa Guardiã Maria da Penha, convênio entre a prefeitura, a Secretaria da Segurança e o Ministério Público.
Pela ação, seis guardas municipais acompanham, no momento, 23 mulheres vítimas de violência moradoras da cidade. “O tempo depende exclusivamente da assistida, podendo ser por meses ou anos”, garantiu a prefeitura.

O objetivo do trabalho é fazer cumprir a medida protetiva conquistada pelas vítimas, que garante que o autor não se aproxime da mulher. O atendimento pode ser solicitado na Rua Sergipe, 89 – Aldeinha ou direto na DDM (Av. Sebastião Davino dos Reis 756).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.