Famílias Fortes está com inscrições abertas em Barueri

A Secretaria da Família de Barueri (Sefam) está com as inscrições abertas para as próximas turmas do Programa Famílias Fortes. A iniciativa, em vigor desde julho de 2021, já formou 56 famílias.  

O programa é permanente, sendo que os encontros são promovidos conforme se fecham as turmas. Uma nova rodada de encontros tem início neste final de abril. Mas os interessados em participar das próximas etapas podem entrar em contato com a Sefam pelos telefones (11) 3164-9555, (11) 94023-0220 (WhatsApp) ou seguir a Secretaria no Facebook e no Instagram

Fundamentos 

Concebida nos Estados Unidos, foi adaptada para as condições brasileiras e tem por fundamento atuar na melhoria dos vínculos familiares por meio de encontros semanais entre pais (ou responsáveis) e filhos. O conteúdo do programa é voltado para a prevenção de condutas de risco como evasão escolar, gravidez precoce, consumo de drogas e comportamentos autodestrutivos.  

As famílias interessadas no programa devem contar com, pelo menos, um adolescente que viva com o seu responsável. Não necessariamente precisam ser pais e mães mas, por exemplo, famílias formadas por um avô ou avó que more com o neto, um tio ou tia residindo com o sobrinho(a) etc. O adolescente deve ter entre 10 e 14 anos.  

Prevenção 
“O programa tem caráter preventivo, buscando o fortalecimento dos vínculos familiares. O importante é que o adolescente more na mesma casa do seu responsável inscrito”, explicou Luana Aparecida da Silva, coordenadora do projeto.  

Conforme o programa, os responsáveis vão aprender a importância de se ter amor e limites, regras e consequências, como resolver problemas com os jovens etc. Os jovens, por seu lado, vão discutir temas como: lidar com a frustação, resistir à pressão dos amigos, respeitar os pais e/ou responsáveis e a convivência com os demais. No que diz respeito tanto aos responsáveis quanto aos jovens, a intenção é que possam criar laços para se divertirem juntos, mas também para resolverem em conjunto os problemas que eventualmente surgirem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.