Obras contra enchente no Centro de Itapevi e Jardim Rainha seguem avançando

Interdições no trânsito são necessárias para os trabalhos de engenharia

Nesta terça-feira (3), o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), vistoriou a Fase I das obras de canalização e drenagem do Córrego Vale do Sol, que atenderão a região central e o Jardim Rainha.

“Trata-se de um investimento necessário para minimizar problemas que fazem parte da história da cidade. Da mesma forma que fizemos na região do Córrego Paim, em frente à Escola Estadual Marechal Rondon, vamos atuar para evitar enchentes”, explicou.

Vale lembrar que em apenas cinco anos, a Prefeitura construiu três piscinões (Suburbano, Sapiantã e Vitápolis/Elvira), concluiu a canalização do córrego Barueri Mirim e resolveu problemas de enchentes e alagamentos na altura do Córrego Paim.

Além desta melhoria, está em fase de projeto uma nova obra com início previsto antes de 2024 na região dos Jardins Portela e São Carlos.

Interdição do trânsito será temporária

Em visita ao canteiro de obras, o prefeito Igor reconheceu os transtornos causados, mas reforçou a importância da mudança. “São intervenções necessárias para que a gente possa acabar com as enchentes no Centro e no Rainha. É uma obra complexa e grandiosa. Praticamente iremos alterar o novo curso do córrego de forma subterrânea, com novos acessos para que as águas que escoam das chuvas tenham maior vazão e não provoquem futuros alagamentos”, analisou.

A empresa responsável pela execução dos trabalhos realizou, na última semana, a interdição parcial de parte da via SP-029 em um trecho de 100 metros, que passa ao lado do Viaduto José dos Santos Novaes, no Centro.

Apenas ônibus e caminhões podem passar por uma das faixas. Carros e motocicletas estão sendo desviados para a Rua Clara Caluzzo Piazza, no Centro, onde podem acessar o Corredor Oeste sentido Jandira ou rotatória da Cohab.

A interdição irá durar cerca de 90 dias até que sejam concluídas as melhorias no local. 

Obras do Vale do Sol

No dia 12 de março, a Prefeitura iniciou as obras, uma necessidade antiga da população que sofre há anos com as enchentes na região central, Jardim Rainha e Vale do Sol.

Os trabalhos da Fase 1 têm duração de 18 meses e começaram no dia 27 de abril na região central, na altura do Viaduto José dos Santos Novaes e seguirão nas vias Cesário de Abreu, Eleutério Marçal dos Santos, Leopoldina de Camargo, Manoel Alves Mendes, Luiz Manfrinato e Escolástica Chaluppe.

Na sequência, as obras avançam pelo Jardim Rainha, passando pelas ruas Benedito Dias Siqueira, Dr. José Pedro de Castro, Ana Araújo de Castro e Avenida Nove de Julho.

Já na Fase 2, está previsto o término da canalização das vias próximas ao Córrego Vale do Sol e, finalmente, na Fase 3, a construção do Piscinão nesta região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.