Santana de Parnaíba deve receber milhares de pessoas em eventos tradicionais

Milhares de pessoas devem visitar Santana de Parnaíba no período do ano em que as manifestações culturais são intensificadas  

Santana de Parnaíba tem uma vocação natural para a cultura e o turismo. É conhecida pelos tradicionais eventos que são realizados na cidade, atraindo milhares de pessoas. Com a pandemia, os eventos precisaram ser interrompidos, diminuindo a geração de renda e consequentemente a economia do município. Porém, passados dois anos, os eventos estão de volta e com grande expectativa de público.

No sábado (14/05), foi a vez da Festa do Cururuquara fazer sua reestreia. A comemoração que já é realizada há 135 anos comemora a abolição da escravatura e conta com manifestações religiosas em louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Carmo, além da apresentação de vários grupos de samba de bumbo.

A festividade iniciou com a reza cabocla, na Capela Menor, em seguida os fiéis partiram para a procissão, levando a imagem de São Benedito, e no meio do caminho se encontraram com a outra procissão que estava com a imagem de Nossa Senhora do Carmo e seguiram para o Largo das Palmeiras, onde foi celebrada a missa.

Após a missa aconteceu o Levantamento do Mastro em homenagem aos Santos e a queima de fogos. A festa foi embalada ao som do Samba de Bumbo, que fez todos cantarem e dançarem ao longo da noite, mantendo assim a tradição na cidade.

Outro patrimônio imaterial de Santana de Parnaíba é a Festa de Santo Antônio do Suru, realizada há mais de 100 anos, no segundo domingo do mês de junho, celebrando o dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares no Brasil. 

Organizada pela Prefeitura juntamente com a comunidade católica, a festa começa bem cedo, normalmente às 7 horas da manhã com a saída da romaria dos fiéis a pé (atrás da Igreja Matriz). Em seguida, também na Praça da Bandeira, é a vez da concentração dos romeiros, montados a cavalo ou a bordo de suas charretes seguirem rumo à Capela de Santo Antônio para a celebração da missa solene em louvor ao “Santo Casamenteiro” e das “Causas Perdidas”. 

Além da programação religiosa, o evento conta com apresentações musicais. A festa de Corpus Christi ficou conhecida nacionalmente, por atrair milhares de pessoas do Brasil e até mesmo de outros países, para conferir o tapete de aproximadamente 850 metros que possui quadros com passagens bíblicas decorando as ruas do Centro Histórico.

O tapete é confeccionado pelos fiéis, moradores e visitantes, que utilizam serragem colorida, pó de café, casca de ovo e argila, entre outros produtos.

Ao longo do dia também são realizadas missas na igreja matriz e na parte da tarde, uma missa campal, para que seja realizada a procissão que passa por cima dos quadros. 

Um evento que já entrou para o calendário do município é o Encontro de Antigomobilismo, que reúne centenas de carros a partir da década de 20 nas ruas do Centro Histórico; além da exposição, os amantes dos automóveis ainda podem visitar o “mercado de pulgas”, que comercializa peças de carros e artigos antigos. A programação ainda conta com atrações musicais de época. 

Dia 26 de julho é comemorado o dia de Santa Ana, e é quando acontece a “Festa da Padroeira”. As festividades se iniciam a partir das 5h da manhã com a Alvorada no Centro Histórico e missa ao longo do dia. Ao final da última missa, que ocorre no período da tarde, é realizada a procissão e quermesse na praça XIV de Novembro, encerrando com a queima de fogos de artifício.

O Aniversário da Cidade também é uma data muito esperada pelos munícipes, pois para festejar o marco tão importante é realizado um show gratuito para toda população, com artistas renomados, além da grande queima de fogos.

Já no mês de dezembro Santana de Parnaíba entra em clima natalino com o “Natal de Luz”, iluminando os principais pontos turísticos com milhares de lâmpadas e a confecção do presépio com os personagens articulados e em tamanho natural, trazendo diversas atrações musicais, como corais que encantam ainda mais os visitantes.

Folia de Reis, Carnaval tradicional para as famílias e o Drama da Paixão são outras programações culturais do município. Juntos esses eventos proporcionam a geração de renda e fomentam a economia da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.