Inteligente e Sustentável: Barueri ganha mais dois prêmios em inovação

Cada vez mais a expressão “cidade inteligente e sustentável”, que caracteriza a atual gestão de Barueri, mostra ser muito mais do que um mero slogan a marcar a administração municipal. A comprovação dos compromissos e esforços do município com o tema da inovação veio agora com dois projetos vencedores na 9ª edição do Prêmio InovaCidade, iniciativa do Instituto Smart City Business America (SCBA): Inovação Barueri e Barueri Cidade Inteligente e Sustentável.

Os projetos Inovação Barueri e Barueri Cidade Inteligente e Sustentável estão entre os 24 selecionados. Ao todo, 96 iniciativas foram inscritas na premiação. O SCBA avaliou os “impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade”. A entrega dos prêmios aconteceu no dia 24 de maio durante o Smart City Business Brazil Congress 2022, em São Paulo.

Mais do que um slogan
Para Jonatas Randal, administrador do CIT (Centro de Inovação e Tecnologia), setor responsável pelos projetos e sua implantação na cidade, esses prêmios provam que Barueri de fato vive o que prega. “’Cidade Inteligente e Sustentável’ é muito mais do que um slogan, é um princípio, uma linha de trabalho, é uma política pública colocada em prática em Barueri. E esses prêmios são importantes porque eles mostram que todo o empenho que vem sendo realizado para honrar esse slogan é real e vem surtindo efeitos concretos na vida das pessoas em diferentes esferas”, declara.

Jonatas lembra também que a cidade vem colecionando essas honrarias. “O CIT tem realizado de forma efetiva e contínua, desde o meu início na pasta, as inscrições para participação destes eventos e temos colhido muitos resultados. Ao longo desses cinco anos foram ao todo 11 prêmios recebidos em âmbito nacional e internacional, o que mostra que estamos no caminho certo”, disse Randal.

Soluções e benefícios para a cidade
Inovação Barueri é um conjunto de mecanismos e ferramentas para o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, sendo ainda um espaço de interação empresarial e acadêmica. O objetivo da iniciativa é propiciar o desenvolvimento de soluções que tragam benefícios para a sociedade, como a melhora na qualidade de vida, o incremento da economia e o fomento ao uso de tecnologias de alto custo e de difícil acesso, além de incentivar o empreendedorismo.

Já o Barueri Cidade Inteligente e Sustentável congrega mais de 20 iniciativas diversas de TICs (tecnologia de informação e comunicação), que visam a facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços municipais por meios digitais e aumentar a eficácia e a eficiência da administração municipal.

A 9ª edição do Prêmio InovaCidade, do SBC-Br Congress, é uma das mais importantes premiações de cidades inteligentes da América Latina, que já destacou o trabalho de dezenas de empresas, prefeituras e organizações sociais.

A coordenadora de comunicação dos projetos de inovação no CIT, Erika Alves, comemorou a nova conquista para a cidade. “O Inovação Barueri foi criado em 11 de junho de 2021 e apesar de ser um projeto tão novo, já demonstrou a sua importância para a construção de uma sociedade empreendedora e inovadora. Recebemos dois prêmios extremamente relevantes. Isto é reflexo de uma equipe comprometida e parceiros que entendem a importância da educação no processo de transformação para uma sociedade 5.0”, afirmou.

Trabalho colaborativo
Além da premiação, o 9º Smart City Business Brazil Congress 2022 (SCB-Br22) vai contar também com sessões plenária e reuniões, com vistas a promover o trabalho colaborativo e a troca de ideias sobre soluções transformadoras para consolidar a infraestrutura digital das cidades.

Barueri vai contar com um estande no evento tanto para divulgar suas iniciativas quanto para esclarecer dúvidas dos interessados. A troca de experiências vai acontecer entre os dias 24 e 26 de maio, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.

Em abril, Barueri já tinha recebido o prêmio “Transformação Digital Brasil – Ozires Silva”, do Instituto Micropower, também voltado ao reconhecimento de iniciativas exitosas no campo da modernização da gestão pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.