Vereadora apresenta indicações para melhorar segurança pública em Osasco
Duas indicações recentes feitas pela vereadora Elsa Oliveira (Podemos) ao Poder Executivo sugerem ações que visam melhorar a segurança pública em Osasco.
Uma delas requer a instalação de totens de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade, principalmente em frente às escolas. “Dar uma rápida resposta em caso de crime, identificar suspeitos, e inibir a ação de criminosos estão entre as diversas vantagens de instalação dos totens de monitoramento aqui em Osasco. Essa já é uma ação que está dando certo em Cotia e ideia boa a gente tem que copiar, né? Lá, eles obtiveram expressiva diminuição dos índices de criminalidade. Osasco, por sua vez, já possui diminuição dos índices como resultado de todo o investimento que tem sido feito na Guarda Civil Municipal (GCM), então a instalação dos totens potencializaria esse trabalho”.
Elsa também indicou ao Executivo a criação de um setor especializado em atendimento à criança e ao adolescente dentro da GCM, nos moldes do já existente “Guardiã Maria da Penha”. “Esse atendimento é de suma importância porque compreende a seleção de membros da guarda e qualifica-os para atendimento em situação de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da GCM, prevenindo e combatendo todas as formas de violência: física, psicológica, sexual, moral e patrimonial”, explicou a vereadora.
A vereadora ainda complementou, dizendo que a indicação tem por objetivo monitorar o cumprimento das normas legais e a responsabilização do agressor/responsável legal pelo menor, além de proporcionar um apoio ao conselho tutelar e a toda a rede de proteção da criança e do adolescente na acolhida humanizada e no encaminhamento deles aos serviços municipais disponíveis. “Atendimento especializado a grupos vulneráveis, como mulheres e agora crianças e adolescentes, deixam o serviço muito mais direcionado e eficaz. Segurança é um direito de todos, então temos que olhar para todos. Por isso essa indicação focando nas crianças”, completou.