Associação Comercial e empresarial de Osasco é homenageada pela Câmara

Osasco completou 60 anos de sua emancipação em 2022 e as principais associações e instituições da cidade também celebram seu sexagenário. Como é o caso da Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO), fundada em 1962 e que representa um dos primeiros passos para que Osasco se transformasse no símbolo que é hoje, uma das maiores e melhores cidades do país.

A 39ª edição do Programa Nossa História, realizada na manhã desta quinta-feira (02), celebrou os 60 anos da ACEO com a presença de seu atual presidente, Amir Gomes dos Santos, que também comemorava os seus 80 anos de vida, completados no dia 18 de maio.

Amir ficou responsável por conduzir e hastear a bandeira do Brasil. Ele chegou a Osasco em uma data que ele diz jamais esquecer: “08/08/1958”. O número que parece persegui-lo em seus momentos de sorte. “Jogava futebol com a camisa 08 no Clube Floresta, onde minha vida de Osasco começou. Sou muito grato a essa cidade”, declarou o presidente da ACEO, ao relembrar sua trajetória no município.

Representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e em celebração à Semana do Meio Ambiente, foi convidado o servidor público municipal Vivaldo Alves Siqueira, que há 38 anos atua na pasta e que conduziu e hasteou a bandeira de São Paulo.

“Sou grato a Osasco por tudo o que aconteceu na minha vida. Moro aqui há 40 anos. Entrei na prefeitura quando ainda era solteiro. Sou paranaense, de Cornélio Procópio, mas adotei Osasco como minha cidade, assim como Osasco me adotou”, comentou Vivaldo.

Frederico Ozanan Mendonça foi o homenageado que conduziu e hasteou a bandeira de Osasco. Ozanan se considera um “Rochedalense”, referindo-se ao bairro do Jd. Rochdale, onde mora desde 1959. Chegou a Osasco em 1955 e permanece até hoje.

“Eu sou mineiro e adoro Osasco. Aqui construí minha vida e minha família”, comentou Ozanan, que é diretor administrativo da Liga de Futebol Amador de Osasco.

Uma das pessoas que mais conhece a história de Osasco é o emancipador e presidente honorário da Ordem dos Emancipadores de Osasco, José Geraldo Setter. Ele aproveitou a oportunidade para falar sobre os emancipadores empreendedores. “Nossa história também é formada por cidadãos empreendedores que aqui residiam, ou aqui aportaram e trouxeram conhecimentos. Em suas atividades profissionais, comerciais, industriais e culturais, eles adicionaram verdadeiros exemplos de sucesso”, apontou Setter.

Idealizador do Programa Nossa História e entusiasta da necessidade de manter viva a história de Osasco, o ex-vereador Sebastião Bognar comentou o quanto homenagear as figuras ilustres da cidade lhe traz satisfação. “Hoje é um dia de alegria, pos estamos recebendo, na 39ª edição, figuras tão ilustres, pessoas que ajudaram a construir a nossa cidade e que a ajudaram a se reerguer nos momentos difíceis. Nossa gratidão”, destacou Bognar.

Programa Nossa História

O Programa Nossa História, da Câmara de Osasco, é uma realização semanal da Frente Parlamentar Nossa História, criada em virtude dos preparativos para as comemorações dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Osasco e do bicentenário da Independência do Brasil, datas que serão celebradas em 19 de fevereiro e 7 de setembro de 2022. Com o hasteamento de bandeiras, pretende-se estimular a prática do civismo e da cidadania. “Pensamos em criar um instrumento legislativo para que pudéssemos desenvolver atividades, eventos para trazer a nossa população de volta à questão do civismo, reforçando a importância de valorização da história”, explica o vereador Rogério Santos, presidente da Frente Parlamentar Nossa História.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.