Barueri prorroga Campanha de Vacinação contra Sarampo e Influenza

Os baixos índices da cobertura vacinal contra o Sarampo e Influenza levaram o Ministério da Saúde a prorrogar o prazo de vacinação, além de determinar uma série de iniciativas com o objetivo de aumentar o número de pessoas imunizadas. Assim, os grupos prioritários que ainda não tomaram suas doses contra o Sarampo e a Influenza podem fazê-lo até o dia 24 de junho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Barueri. Clique AQUI para conferir os endereços e horários de atendimento.

Sarampo
O público-alvo para imunização contra o Sarampo são as crianças menores de cinco anos (quatro anos, onze meses e 29 dias) e os trabalhadores da área da Saúde. Em Barueri  foram aplicadas 8.968 doses contra o Sarampo, o que representa 44% da meta de imunizar 20.609 pessoas. Índice um pouco superior ao registrado na média nacional desta 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo, que ficou em 31,3%.

Influenza
No caso da Influenza, o imunizante é disponibilizado para um público-alvo dos idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, indígenas, quilombolas, professores, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores do transporte, forças de segurança, entre outros.

Para a vacinação contra a Influenza na cidade, da meta de imunizar 68.008 pessoas resultou uma aplicação de 38.554 doses, o que corresponde a 56,69% da meta original. Um percentual um pouco melhor se comparado aos números da média no Brasil desta 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que foi de 44%. Mas ainda aquém do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 90% de cobertura em relação ao público-alvo. Confira na tabela abaixo o total da imunização contra a Influenza.

Sarampo volta com força
Tanto a imunização contra a Influenza quanto a do Sarampo são fundamentais na prevenção e mesmo na erradicação das doenças. O Sarampo, por exemplo, doença para a qual o Brasil havia recebido o certificado de eliminação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2016 acabou voltando ao país, com o registro de 9.325 casos apenas dois anos depois, em 2018. É importante lembrar que o Sarampo é uma doença infantil altamente contagiosa e potencialmente grave.

O diretor da Vigilância em Saúde de Barueri, Rafael Adão Buozo, alerta para a importância da vacinação. “Para que as imunizações sejam eficazes, é necessário que as pessoas tomem sempre as doses preconizadas. Com novos vírus e bactérias surgindo a cada ano, as vacinas têm se tornado fundamentais no combate das doenças. Quem não se vacina, não coloca apenas a própria vida em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas queridas com quem tenham contato, aumentando também a circulação das doenças”, alerta.

Esforços
A Secretaria de Saúde de Barueri promoveu dois “Dia D” de imunização, nos dias 30 de abril e 28 de maio, para diminuir os baixos índices de cobertura da vacinação na cidade. Na última vez, o “Dia D” de multivacinação os resultados foram bastante expressivos, com 5.240 doses aplicadas. Na ocasião, foram aplicadas 2.222 doses contra a Influenza, 1002 contra a Covid-19 e 1470 da tríplice viral (Sarampo, Parotidite e Rubéola).

InfluenzaPopulaçãodosecobertura
Idosos33.12721.36064,48%
Trabalhador de saúde9.4815.09753,76%
Gestante4.1141.15528,08%
Puérpera67614321,15%
Crianças20.6109.42045,71%

Sarampo (Crianças menores de cinco anos e trabalhadores da saúde)

PopulaçãoDoseCobertura
20.6098.96844%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.