Segurança dos pacientes na saúde é tema de evento com o COREN-SP em Barueri

A sensibilização dos novos colaboradores e o fortalecimento da cultura de segurança do paciente nos serviços de saúde foram os motes do evento realizado na sexta-feira (dia 10/06) no auditório da FATEC-Barueri, que contou com a participação de James Francisco dos Santos, enfermeiro e presidente do COREN-SP – Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. Cerca de 60 enfermeiros, técnicos em enfermagem e estudantes estiveram presentes no encontro.

Durante o evento, o presidente do COREN-SP tratou das medidas para garantir qualidade da assistência aos pacientes, que estão em consonância com as metas internacionais de segurança daqueles submetidos aos cuidados da área da saúde. “Tratar de maneira séria e comprometida a segurança do paciente é automaticamente também uma maneira de garantir a segurança do profissional de saúde e da própria instituição”, disse Santos.

Qualidade e segurança
O encontro foi uma iniciativa da Divisão em Qualidade e Segurança do Paciente (DATQSP), instituída pela Secretaria de Saúde de Barueri em 2017. O objetivo da DATQSP é desenvolver ações de segurança conforme a portaria 529, de abril de 2013, do Ministério de Saúde.

Basicamente, o tema da segurança do paciente em saúde aborda os seguintes assuntos: identificação correta do paciente, comunicação efetiva entre os profissionais de saúde, segurança prescrição, administração de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos para evitar infecções e redução de quedas e úlceras de pressão.

Para o segundo semestre, o foco da programação é com a identificação correta do paciente. Segundo Roseni Melo Mendonça, responsável pelo DATQSP, “o alto índice de incidentes evitáveis evidenciados em estudos realizados em todo o mundo traz um alerta para a necessidade de falarmos sobre segurança do paciente nos serviços de saúde” e acrescenta que “todos nós, que fazemos parte da instituição de saúde, desde a alta gestão até o segurança e a equipe de higienização, somos peças importantes para que cada ação implantada e implementada sejam eficazes e os resultados positivos”, destacou.

Segurança sempre
A gerente de qualidade do Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran, Daniela Mesquita, disse que “a palestra do presidente do COREN-SP trouxe vários cenários do dia a dia e como é importante abordar as muitas instâncias envolvidas ao tema da segurança. Estamos pensando sempre na segurança dos pacientes”. Daniela lembrou o trabalho neste sentido durante a pandemia, quando o Hospital Municipal de Barueri foi todo preparado para ser a referência no enfrentamento da Covid-19. “Foi um imenso desafio fazer tudo com qualidade para o paciente”, completou.

Já Thais Andrea Tonicci de Lima, responsável pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da CABS – Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde apontou que o evento “foi muito proveitoso, com a discussão de toda a participação e estruturação no processo de modo conjunto para permitir uma melhor qualidade de assistência e atendimento aos pacientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.