Eventos marcam Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa acontece desde 2006, todo dia 15 de junho, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Em Barueri, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Família (Sefam), organizou três dias de eventos com o objetivo de chamar atenção das pessoas sobre a importância de respeitar a população mais envelhecida.

Foi, no entanto, realizada a Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. No Parque da Maturidade José Dias da Silva (Parque Santa Luzia), na segunda-feira, 13, aconteceu uma roda de conversa com equipe técnica do Grupo Vida de Barueri; e na terça-feira (dia 14), ocorreu outro encontro com a equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) a respeito do envelhecimento solitário como agravamento para violência contra a pessoa idosa.

A Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa terminou na quarta-feira, 15, no Parque Dom José (Vila Porto), com um piquenique solidário, roda de conversa e intervenção cênica com técnicos do Parque da Maturidade.

Peça teatral
A violência contra a pessoa idosa pode ser dos tipos física, psicológica, negligência, abuso financeiro, econômico e abandono. Acontece como uma quebra de expectativa positiva por parte das pessoas que as cercam, sobretudo dos filhos, cônjuges, parentes, cuidadores, comunidade e da sociedade em geral.

Na peça teatral, a equipe técnica do Parque da Maturidade contou a real história de Dona Maria (nome fictício), de 80 anos de idade. Trata-se de uma idosa que morava sozinha, mas que ficou com a mobilidade reduzida após cair no banheiro da sua casa e passar a viver sobre uma cadeira de rodas.

Dona Maria tinha um filho que morava no interior e pediu a um vizinho para ajudar a idosa. O vizinho, por sua vez, ficava com boa parte do dinheiro, violando os direitos dela. A história termina com o filho da Dona Maria sendo acionado e respondendo judicialmente.

Atenção ao idoso
Barueri tem cerca de 1500 idosos frequentando, diariamente, o Parque da Maturidade. Para o secretário da Família, Silvio Macedo, os eventos da Semana de Conscientização são importantes para que os idosos possam falar e a Prefeitura também ouvi-los. “Tivemos uma programação com palestras temáticas e apresentação das políticas públicas oferecidas à pessoa idosa. E concluímos com uma programação mais lúdica. Uma peça teatral interessante, porque os idosos se identificaram com a história. Isso certamente se repete na sociedade. Pessoas idosas que vivem de certa forma isoladas, aquém dos seus direitos, sofrem diversos tipos violências. E nós como poder público temos que nos preocupar e oferecer uma melhor qualidade de vida aos idosos da nossa cidade”, destacou.

Lugar maravilhoso!
Para Terezinha Santos Calheiros, 74 anos de idade, de Maceio (AL), há 43 anos em Barueri, o Parque da Maturidade é maravilhoso! “Foi um remédio para a minha vida, pois tive muitos problemas de saúde. Participo de todas as atividades, como dança e academia”, disse ela, que é mãe de quatro filhos, tem 12 netos e uma bisneta. Moradora do Vale do Sol, a alagoana gostou dos eventos da Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. “Ouvindo as palestras, a gente fica sabendo das coisas que acontecem. Há muitas pessoas maltratadas. Não devem fazer isso, porque todos vão ficar idosos também”, comenta.

Orientações e esclarecimentos
Em Barueri, as pessoas podem procurar orientações e esclarecimentos no Parque da Maturidade, pelo telefone (11) 4706-3820; na Delegacia de Proteção ao Idoso, no Jardim Silveira, telefone (11) 4201-1918; nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) do Jardim Belval, Engenho Novo, Jardim Silveira, Jardim Paulista, Jardim Mutinga e Parque Imperial; bem como no Creas e no Conselho Municipal do Idoso (CMI), telefone (11) 4199-2828.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.