Barueri abre agendamento para vacinação antirrábica de Julho

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, começa na próxima semana (de 27 de junho a 1º de julho) o agendamento para vacinação antirrábica para cães e gatos em Barueri. Para não perder a oportunidade de imunizar o seu pet o agendamento deve ser feito pelo telefone (11) 4198-5697. A vacinação ocorrerá ao longo do mês de julho.

De acordo com o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), são disponibilizadas cerca de 100 vagas e o munícipe deve ficar atento às datas e horários marcados.  Se o dono do animal não puder comparecer no dia e horário agendados, deve comunicar o DTCZ para que a dose seja disponibilizada para outro animal.

Animais aptos
A vacinação contra a raiva é aplicada em cães e gatos com idade a partir de três meses, desde que estejam saudáveis. Aquele animal que estiver doente deve aguardar a recuperação. A vacinação também não pode ser realizada em fêmeas gestantes.

Outras recomendações
Os cães das raças “pitbull”, “rottweiller” e “mastim napolitano” devem utilizar focinheira. Para evitar fugas e acidentes, os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas. Os animais devem ser levados por maiores de 18 anos e com capacidade de conter o animal.

Posto fixo
Barueri mantém um posto fixo de vacinação antirrábica que abre agenda sempre na última semana de cada mês. São abertas cerca de 100 vagas por semana. As campanhas de vacinação antirrábica foram suspensas definitivamente no Estado de São Paulo quando a região assumiu o status de área livre da variante 2 da raiva, já que este vírus foi eliminado no território paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.