São Paulo terá nova paralisação de ônibus nesta quarta-feira; rodízio será suspenso

Duas semanas depois de entrarem em greve, assembleia de motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo na tarde desta terça-feira (28) decidiu paralisar novamente as atividades a partir da 0h desta quarta-feira (29).

A decisão unânime foi tomada em assembleia na sede do Sindmotoristas, na Liberdade, na região central.

No último dia 14, os motoristas e cobradores de ônibus da cidade de São Paulo entraram em greve e todos os ônibus do chamado sistema estrutural pararam. A greve afetou 713 linhas e 6,5 mil ônibus, que transportariam 1,5 milhão de passageiros no pico da manhã. De acordo com a SPTrans, os ônibus do sistema local circularam.

Em caso de greve, o rodízio de veículos ficará suspenso durante toda a quarta-feira (29) na cidade.

Apesar de o sindicato patronal ter garantido o reajuste salarial de 12,75% após a última paralisação, os trabalhadores argumentam que o restante da pauta da categoria como a hora de almoço remunerada, PLR, plano de carreiras, entre outros, não foi atendida.

“Já se passaram dois meses das nossas negociações e os patrões mostraram-se intransigentes, pedindo prazos, paciência e protelando decisões. A categoria está estafada dessa enrolação”, afirmou o presidente em exercício do sindicato, Valmir Santana da Paz (Sorriso).

A SPTrans informou que a decisão judicial da greve anterior está em vigor. A decisão é a de que deve haver um mínimo de 80% da frota no horário de pico e de 60% no restante do dia. Em caso de descumprimento, há uma multa de R$ 50 mil.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) “lamentou mais essa paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus, com terríveis consequências para a mobilidade da população.”

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, também lamentou a decretação de greve antes mesmo do julgamento do mérito pelo Tribunal Regional do Trabalho.

Com informações do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.