Brincando nas Férias atrai mais de 1500 pessoas em Barueri

Muita diversão e cidadania foram proporcionadas para as 938 crianças e 595 responsáveis legais que passaram no Parque Dom José entre os dias 11 e 15 de julho na 4ª edição do Brincando nas Férias. A iniciativa é do Departamento de Educação de Trânsito (DET) da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), e trata-se de uma ação itinerante que ensina de forma lúdica sobre a importância de um trânsito mais seguro.

“A criança é um usuário das vias públicas, então há necessidade de formar, desde pequeno, um cidadão que cumpra as regras de trânsito. A ideia é que a criança se esforce no futuro para lutar pelo direito de ter um trânsito mais seguro e consciente”, explica a diretora de Educação para o Trânsito, Joyce Fazolin da Silva Matos.

Educando no Parque
O Brincando nas Férias acontece duas vezes por ano, nos períodos de férias. Antes realizado no Boulervard Central, desta vez o local escolhido para as atividades foi o Parque Municipal Dom José. De acordo com o a equipe do DET, local mais que apropriado para acolher ainda mais famílias na brincadeira.

“Essa ideia de simular uma pista para as crianças terem noção sobre o dia a dia do trânsito é fantástica. Aqui no Parque, as crianças estão em movimento, ao ar livre e tomando sol. Eu amo Barueri porque aqui tem atividades incríveis, principalmente para as crianças”, conta a advogada Elizandra Cordeiro da Silva Longo, que levou seu filho Henrique, de quatro anos, todos os dias para participar das atividades.

Na pista
Na ação, a meninada teve desenho para colorir, jogo de dominó, jogo da memória e bicicletas com e sem rodinhas para andar em uma pista com direito a faixa de pedestre e agente de trânsito da Semurb.

“Aqui as crianças aprendem a respeitar os sinais de trânsito, feito aqui com um apito, saber quando parar e seguir.  É uma forma de ensinar também empatia e o respeito com o coleguinha com quem está dividindo a pista”, conta o agente Marcelo Pascoal.

“A gente sofre bastante com a irresponsabilidade dos motoristas, e os ciclistas não são respeitados. Acho muito importante trabalhar essa questão com as crianças”, disse o morador Emerson Ribeiro dos Santos, que levou sua filha Laiza para andar de bicicleta na pista onde o desafio era passar entre os cones.

“Adorei fazer esse percurso, eu sempre quis fazer esse zigue zague com a bicicleta, mas sempre achei muito difícil e aqui eu consegui fazer”, conta Laiza Miranda Ribeiro dos Santos, de nove anos.

Seguras no carro
Durante a atividade, os pais também tiraram dúvidas com os agentes da Semurb sobre o uso correto de dispositivos de retenção, a chamada “cadeirinha”. Item indispensável para garantir que as crianças estejam mais seguras dentro do veículo, seu descumprimento é considerado infração gravíssima e prevê multa.  Só neste semestre, no município de Barueri, foram 65 autuações por transportar a criança sem o uso do dispositivo. “São 65 crianças que poderiam sofrer lesões graves em caso de sinistros de trânsito” alerta a diretora do DET, Joyce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.