Barueri garante trânsito fluido e seguro com engenharia de tráfego

Por trás do aparato de apoio ao trânsito de Barueri, há um complexo sistema que inclui planejamento, gestão, manutenção, sinalização e fiscalização da mobilidade urbana da cidade. Um dos setores à frente desse sistema é o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb). É ele que cuida das sinalizações viárias e dos semáforos.

“A Engenharia tem por finalidade a organização da fluidez de trânsito, proporcionando tranquilidade e comodidade a todos os usuários da via, sobretudo pedestres e motoristas, indistintamente”, afirma o secretário da Semurb, Valter de Oliveira.

O trânsito da cidade é inspecionado durante 24 horas por agentes de trânsito, por câmeras distribuídas pela cidade e monitoradas pelo Centro de Controle e Operações Integradas (CCOI) e até pela utilização de drones. Tudo isso para auxiliar no processo de elaboração de sinalização viária e identificar possíveis locais de congestionamentos, além de eventuais acidentes.

“A Engenharia de Tráfego, ao lado da Educação e da Fiscalização, forma um dos vértices do trinômio do trânsito, essencial para segurança viária”, destaca o secretário da Semurb.

Semáforos: aliados eletrônicos
O cuidado que o DET tem com os projetos semafóricos, que vai desde a implantação até a programação e controle, inclui o trabalho que os agentes da Divisão de Dispositivos Eletrônicos fazem no estudo e avaliação das fases dos semáforos nas vias (tempo de exposições do vermelho ou do verde com o intuito de melhorar o tráfego à medida que o número de veículos aumenta ou diminui na via).

Hoje, todos os semáforos dispõem de acesso remoto, ou seja, é possível fazer alteração de tempo e reiniciar o controlador à distância, caso o semáforo esteja no modo intermitente.

Na região central, no Jardim Silveira e em Alphaville existem 20 semáforos com sistema “inteligente”. Câmeras são posicionadas nas faixas de rolamento que detectam a passagem do veículo em tempo real. O sistema adapta automaticamente o tempo de abertura dos semáforos de acordo com a quantidade de veículos e libera o trânsito, explicam os técnicos do DET.

Mesmo os munícipes ajudam no funcionamento adequado do trânsito. Eles enviam solicitações (por e-mail, pelos serviços de atendimento ao público da Prefeitura, pelos agentes de trânsito etc.) para reforço de sinalização horizontal (pintura viária, instalação de placas, lombadas, entre outros).

Igor Henrique Pereira Coutinho, assistente de Vendas e morador do Centro, faz seu trajeto diário para o trabalho às 6h30, com seu Ford Ka, e retorna às 18h30. Para ele, o trânsito de Barueri tem melhorado bastante nos últimos anos. Ele cita melhorias como duplicidade nas faixas e novos acessos a Alphaville. “O bairro Aldeia de Barueri está passando por uma super estruturação”, exemplifica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.