Estação de Itapevi terá distribuição de chocolates e ação contra racismo para celebrar Dia da Mulher Negra

As concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade homenageiam o Dia da Mulher Negra (25) nas estações Vila Sônia (Linha 4-Amarela), Largo Treze (Linha 5-Lilás) e Itapevi (Linha 8-Diamante).

Para ressaltar o significado da data, escadas das estações Luz, Largo Treze e Itapevi estão adesivadas com frases que repudiam o racismo, em prol do respeito e igualdade. No dia 25, serão distribuídos chocolates aos passageiros que circularem pelas estações Vila Sônia, Largo Treze e Itapevi.

Instituído em 2014 por lei federal, o Dia da Mulher Negra foi inspirado no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha (dia 31 de julho), criado em julho de 1992. O Dia da Mulher Negra é comemorado desde o início do século XXI. Essa data também é o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola que viveu no atual estado de Mato Grosso durante o século XVIII.

Em comemoração, em vários locais são realizadas audiências públicas, festivais, seminários, conferências e feiras, entre outras atividades, que têm por objetivo reafirmar a identidade, a história e a luta das mulheres negras brasileiras. Essas ações lembram que o Brasil foi em grande parte construído com o sacrifício da mulher negra.

Para Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade, ações como essa promovem reflexão. “Queremos com essa ação reafirmar nosso comprometimento com a diversidade e a visibilidade da mulher negra em nossa história”. E acrescenta “é um gesto de acolhimento em uma semana que celebra, sobretudo, a força da mulher brasileira”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.