Servidores de Barueri participam do Círculo de Construção de Paz

Servidores da Prefeitura de Barueri vão participar dos Círculos de Construção de Paz realizados pelo Núcleo de Justiça Restaurativa da cidade. Neste primeiro momento participam facilitadores já formados que atuam em projetos como o Circulando na Rede.

Pela Prefeitura, a Secretaria da Família (Sefam) está à frente das atividades implementadas pela Justiça Restaurativa, principalmente com sua contribuição por meio de facilitadores que auxiliam na mediação de conflitos.

“Os círculos de construção de paz são grandes oportunidades de aprendizado de uma nova tendência de comportamento, onde nos conhecemos, praticamos autocuidado e conhecemos o próximo, primando assim por uma sociedade com menos conflitos, ou seja, uma ação essencialmente preventiva”, afirmou o secretário-adjunto da Sefam, Ricardo Caiaffa.

O Círculo é uma prática que organiza o diálogo em grupo, possibilitando um espaço seguro de fala e escuta através da liderança partilhada, igualdade, conexão e inclusão. Seu objetivo principal é divulgar a nova tendência de atuar com a Justiça Restaurativa e também possibilitar aos interessados a vivência em um círculo de conversa, além de propiciar a conexão e fortalecimento dos laços com os integrantes da rede local.

Ao todo já foram realizados 13 círculos, iniciados em abril deste ano, com a participação de 111 pessoas. O próximo encontro será no dia 12 de agosto, das 14h às 16h. Se o servidor também é facilitador formado pelo Núcleo de Justiça Restaurativa, pode fazer a inscrição aqui.

As reuniões do Círculo de Construção de Paz são presenciais, realizadas na Coordenadoria do Núcleo de Justiça Restaurativa de Barueri, na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 110, 1º andar, Jardim dos Camargos.

Justiça Restaurativa
A Justiça Restaurativa é um instrumento legal que procura restaurar a boa convivência entre os envolvidos direta ou indiretamente em delitos e acabar com o conflito, além de conscientizar o infrator sobre o prejuízo e o mal que ocasionou.

Dessa forma, autores e vítimas de casos de brigas familiares, pequenos furtos, agressões contra mulheres, crianças e idosos, estupros, envolvimento com drogas, entre outros delitos, são submetidos a uma série de sessões com facilitadores, familiares e demais envolvidos no problema.

Além da Sefam, o Núcleo de Justiça Restaurativa de Barueri conta ainda com o apoio da rede de serviços sociais da Prefeitura, como os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), as Secretarias de Educação, Saúde e Esporte, bem como de psicólogos, assistentes sociais, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.