Jardim da Casacor SP usa reaproveitamento de plantas

Foto: Camila Santos

Em sua terceira participação na CASACOR SP, a paisagista Monica Costa teve a missão de criar um jardim que liga, através de alamedas, os seis livings especiais que homenageiam profissionais consagrados na história dos 35 anos de CASACOR São Paulo. O Jardim dos Guaimbés conta com 600 m2 que ocupam o mezanino do icônico Conjunto Nacional em plena Avenida Paulista, onde a mostra acontece pela primeira vez.

Nesta edição especial, a premissa foi priorizar o bem-estar físico, mental e espiritual, o conforto e o equilíbrio. Partindo do pressuposto, Monica criou um jardim marcado pela pluralidade de espécies tropicais, onde os Guiambés, com suas incríveis folhas, são a base que pavimenta todo o jardim.

O projeto conta com quatro espécies singulares como a Ravenala (uma espécie de palmeira que lembra bananeira), Guaimbês marcada pelo seus rasgos e verde intenso e o Palmito Juçara conhecido como palmito de melhor qualidade. 

Toda a estrutura que abriga o Jardim não teve interferência alguma nas marcas das reformas anteriores do edifício, projetado há 63 anos. A proposta do escritório FGMF, responsável pela implementação da mostra, foi de manter todas as “cicatrizes” do prédio. Por isso, paredes e pilares aparecem em cimento aparente com tijolos e vigas à vista.

Um aspecto muito importante deste espaço é o reaproveitamento de Guaimbés, que foram utilizados na edição de 2021 da CASACOR no espaço Nômade da LG. As plantas ficaram reservadas no viveiro Vertflora, parceiro da paisagista, que trouxe para esta edição todas as plantas em uma carreta de 15 metros de extensão, que também trouxe outras 400 plantas cultivadas pelo viveiro As Plantas. Esta operação consciente e sustentável de reaproveitamento foi realizada durante dois dias com mais de 20 pessoas envolvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.