Alunos de Emei em Barueri se revelam influenciadores digitais mirins
Crianças entre 4 e 5 anos matriculadas na Emei Padre Reinaldo Cruz, do Jardim Líbano, estão participando de atividades que envolvem o uso da tecnologia aliada à aprendizagem e à comunicação.
Com a supervisão e orientação do professor de informática Anilton Vaz, elas estão vivenciando as rotinas de youtubers e influencers digitais.
Trata-se do projeto “Olha, é meu amigo!”. A iniciativa incentiva os alunos a apresentarem pequenas falas sobre assuntos importantes, como higiene, uso de máscara, comportamento, entre outros temas.
Além de colocar a criança como autora de seu aprendizado, a iniciativa também visa desenvolver o conhecimento tecnológico – visto que ela mesma faz a gravação do vídeo e participa da edição do mesmo; e desenvolver não só a oralidade, como também o olhar crítico sobre si a partir da análise de sua performance ao falar, com destaque para pontos como vocabulário, tom de voz, expressão facial e corporal.
A diretora da escola, Andréia Talarico, explicou que o projeto surgiu com base nas observações e brincadeiras e está sendo desenvolvido visando unir a facilidade de comunicação das crianças a uma forma de ensinar os alunos a lidarem com outros aspectos relacionados à produção de vídeos, como gravação e edição. “Com essa prática de autonomia, está sendo encontrada a maneira de exercitar ao máximo o protagonismo infantil”, avaliou.