Cresce número de mulheres filiadas no Podemos

O Podemos é um dos cinco partidos que mais filiam mulheres. Hoje, elas representam 44,5% do total de filiados no partido. E entre elas está a deputada federal Renata Abreu (SP), presidente nacional do Podemos e uma das maiores batalhadoras do ingresso das brasileiras na política.
 

Órgão partidário presidido por mulher ajuda no engajamento feminino. E é isso que Renata Abreu tem feito desde que entrou na política: cativar e aumentar a participação feminina nesse campo. Para ela, conseguir a igualdade política é condição fundamental para que a desigualdade estrutural de nossa sociedade se modifique para que os direitos de ambos os sexos sejam reconhecidos e praticados efetivamente.
 

“É necessário construir estratégias para aumentar a presença das mulheres nos espaços institucionais da política. Isso deve começar dentro dos partidos”, explica Renata Abreu, que complementa: “A construção de políticas públicas capazes de responder às demandas sociais precisa da participação de mais mulheres, que têm o olhar e a sensibilidade no trato dessas demandas.”
 

É por isso que no Podemos mulher tem lugar cativo em todos os diretórios do partido. Resolução de Renata Abreu, de abril de 2021, determinou a nomeação obrigatória das presidentes do Podemos Mulher em todas as comissões vigentes, definitivas ou provisórias do partido. É o Podemos assumindo o pioneirismo da presença feminina em todos os seus órgãos partidários no Brasil.
 

“Nosso objetivo é consolidar a participação política das mulheres e nos fortalecer para o enfrentamento dos problemas sociais do Brasil, rumo à conquista da cidadania plena”, ressalta Renata Abreu.
 

Segundo levantamento da Folha de S.Paulo junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as mulheres representam 45,8% dos filiados em algum partido. Em 2018, eram 44,4%. E em números absolutos, Podemos, Patriota, PT, Republicanos e Psol foram os que mais filiaram mulheres nos últimos quatro anos. Nos últimos quatro anos, o número de filiadas no Podemos saltou de 152 mil para 182.632.
 

MAIS PIONEIRISMO FEMININO
 

E o Podemos surpreende mais vez. Para as eleições proporcionais deste ano, o partido inovou na exigência do percentual por sexo de 70% e 30% exigido pela Justiça Eleitoral. No Piauí, montou uma chapa com 70% de mulheres e 30% de homens, surpreendendo inclusive o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).


“Este ano tivemos uma inovação, até agora, que a gente ainda não tinha visto. O total de 70% foi exatamente para o gênero feminino e 30% para masculino. A gente vê isso como um progresso”, destacou Carmem Campelo, Chefe da Seção de Autuação e Distribuição de processos do TRE-PI, em entrevista ao Portal Opinião e Notícia, do Piauí.
 

Para Renata, a mulher precisa ocupar seu espaço no poder. “Ainda somos minoria em cargos eletivos, é um trabalho intenso de engajamento e incentivo. Os números, entretanto, mostram mais mulheres mais engajadas e mais candidatas mais competitivas. E isso é muito bom para a nossa democracia”, finaliza a presidente nacional do Podemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.