Barueri investe em acessibilidade e amplia instalação de sistema sonoro em semáforos

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), instalou nos semáforos da região central dispositivos sonoros que têm o objetivo de garantir uma travessia mais segura às pessoas com deficiência visual e de baixa visão.

A chamada botoeira sonora foi instalada nas travessias das avenidas Henriqueta Mendes Guerra e Vinte Seis de Março, que dão acessos à Farmácia Municipal 24 horas, e ao Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaine, via rua Campos Sales, ambas situadas no Centro. O novo sistema soma ao dispositivo instalado em frente à SDPD.

Botão sonoro

O dispositivo é acionado pelo próprio pedestre que, ao acionar o botão, emite uma fala seguida de um “bipe” que indica o tempo certo para a travessia. Basta apertar o botão por três segundos e aguardar instruções sonoras.

“Esses semáforos controlam todo o movimento, que é muito intenso nessa região, tanto de pedestres quanto de veículos. Isso porque dão acessos a locais de maior fluxo, que são terminais rodoviários e os comércios, assim como a Farmácia Municipal. Com o dispositivo sonoro as pessoas com deficiência visual vão saber quando devem atravessar nas faixas de pedestres”, ressalta o coordenador de Mobilidade Urbana, José Luiz Pinheiro Oliveira.

Acesso tranquilo

Para a assistente social Lilian Pereira Cascardo Oliveira, que tem deficiência visual, o sistema inteligente de travessia lhe proporcionou mais segurança e autonomia.

“Acho que foi um super avanço para o município, garante mais independência com segurança. Quando não tem essa opção de um semáforo acessível a gente encontra dificuldade porque precisa sempre do auxílio de alguém para ajudar na travessia”, relatou a munícipe.

O som emitido pelos semáforos também conta com um sistema de controle de ruído que aumenta ou diminui a intensidade sonora de acordo com o ambiente externo.

Parceria de sucesso

“Sempre fizemos essa aproximação com a Semurb para melhorar a mobilidade da pessoa com deficiência. Nos reunimos para saber quais seriam os primeiros locais a receberem o novo sistema e assim conseguimos ampliar acessibilidade”, ressalta o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (Prof. Carlinhos) sobre a atuação da SDPD em parceria com a Semurb em diversas ações em prol da pessoa com deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.