Barueri promove encontros para sensibilização de educação no trânsito

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) promove encontros de “Sensibilização de educação para o trânsito” nos quais os agentes de trânsito visitam a SDPD com o objetivo de aproximar esses profissionais das ações em prol da pessoa com deficiência no município de Barueri.

A SDPD recebe profissionais, entidades, universidades, instituições e a comunidade que queiram compreender mais sobre o universo da pessoa com deficiência, e os agentes tiveram essa mesma oportunidade e visitaram departamentos e serviços do Centro-Dia, da Empregabilidade e Tecnologia Assistiva.

“É uma oportunidade de esclarecer sobre os serviços, desmitificar a pessoa com deficiência e uma forma de aproximar ainda mais os profissionais da pauta da pessoa com deficiência”, afirma o secretário da pasta (Prof. Carlinhos).

“Poder vivenciar como é a rotina da Secretaria, conhecer os setores e saber dos principais serviços oferecidos foi uma experiência muito boa. Eu que já precisei de uma cadeira de rodas devido ao um acidente que sofri, sei da importância de um acolhimento especializado. Aqui tem tudo, inclusive o atendimento psicológico em cada departamento. Isso é um grande diferencial”, disse o agente de trânsito Erlon Felix.

O agente Emanuel Assis também elogiou o trabalho desenvolvido. “Me encantei com dois setores: empregabilidade, que atende pessoas até de outros municípios e os encaminha para o mercado de trabalho, e o setor de órteses e próteses. A SDPD presta de fato um serviço de qualidade”, disse.

Mobilidade e acessibilidade

O tema da pessoa com deficiência está presente nas ações da Semurb, seja na educação de trânsito para prevenção de acidentes, na fiscalização, implantação de vagas reservadas de estacionamento para pessoas com deficiência e na instalação de dispositivos sonoros para auxiliar na travessia de semáforos.

“Os agentes de trânsito estão sempre em atendimento direto ao munícipe e essa ação em parceria com a SDPD busca sensibilizá-los para um atendimento mais humanizado. Com essa inclusão queremos que nossos agentes percebam a vulnerabilidade do ser humano perante as situações que surgem diariamente em nossas vidas, entre elas um sinistro de trânsito, um acidente doméstico ou de trabalho”, disse Valter de Oliveira, secretário de Mobilidade Urbana de Barueri.

“O diálogo da Semurb com a SDPD é fundamental para a construção de soluções que afetam o dia a dia na mobilidade da pessoa com deficiência de Barueri”, conclui o secretário da SDPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.