Barueri registra novo saldo positivo na geração de empregos
O número de vagas de empregos no primeiro semestre deste ano em Barueri continua bastante animador. De janeiro a junho teve um saldo positivo de 5.660 novas vagas, de acordo com dados divulgados pelo novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Governo Federal. Esse saldo é positivo porque teve mais admissões feitas na cidade (105.820) do que demissões (100.160).
Nos últimos 12 meses (considerando julho de 2021 a junho de 2022) o saldo foi de 25.457 novos postos de trabalho, também descontando as demissões que ocorreram no período (ou seja, 221.669 vagas criadas menos 196.212 desligamentos), ainda segundo dados divulgados pelo novo Caged.
Para o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict), da Prefeitura de Barueri, Joaldo Macedo Rodrigues (o Magoo), o saldo positivo das vagas mostra, entre outras coisas, os resultados vindos do apoio que a Prefeitura oferece tanto aos candidatos aos empregos quanto às empresas que abrem oportunidades de trabalho.
“A nossa Secretaria vem se empenhando com muita ênfase para oferecer aos trabalhadores formação e requalificação profissional, além de facilitar para as empresas o contato com os candidatos da cidade. E neste aspecto, a Casa do Trabalhador desenvolve papel fundamental nas ocupações dos postos de trabalho em Barueri”, afirmou.
O desempenho de Barueri na geração de vagas é maior do que em cidades vizinhas como Santana de Parnaíba, que, segundo o novo Caged, teve saldo positivo no semestre de 3.382 novas vagas, e Osasco, com 1.747 novos postos.
Candidatos qualificados
Os empregadores que atuam em Barueri atestam a importância do trabalho que a Prefeitura realiza na intermediação entre candidatos qualificados e as empresas.
É o caso da Rede São Vicente de supermercados, que utiliza os serviços da Casa do Trabalhador com frequência para contratação de profissionais como açougueiro, padeiro e operador de caixa.
“A gente tem uma experiência muito positiva com a Prefeitura e a Casa do Trabalhador. Posso dizer com toda certeza que os profissionais têm sido muito prestativos em nos ajudar. Outra coisa importante em Barueri é que a gente tem uma boa aderência das pessoas para as vagas anunciadas, ou seja, os candidatos que nos são encaminhados possuem realmente o perfil para a vaga em questão”, destacou Charline Silva Mattos, coordenadora de Atração de Talentos da Rede São Vicente.
Ainda de acordo com ela, percebe-se que os candidatos intermediados pela Casa do Trabalhador chegam bem-informados, sabendo dos horários de trabalho, do perfil da função etc. “Então a divulgação que se faz das vagas é muito precisa”, afirmou.
Iracélis Vitoreti, analista de Recursos Humanos da Nova CV Desenvolvimento e Serviços em Recursos Humanos Ltda., tradicional recrutadora da cidade, ressalta que o primeiro semestre de 2022 foi muito positivo para a agência de recolocação profissional.
“Com o apoio da Casa do Trabalhador conseguimos fechar muitas vagas. Os candidatos são encaminhados para nossa avaliação mediante a divulgação realizada, além de nos disponibilizar espaço adequado para o atendimento. Também é muito importante o suporte que nos dão nos processos de contratação”, destaca.