Parlamentares osasquenses reforçam importância do Setembro Amarelo

Assunto foi debatido durante discussão de Moção do vereador Fábio Chirinhan (PP)

O mês de setembro é dedicado a ações de conscientização e prevenção ao suicídio em todo o Brasil. Em Osasco, o tema também entra em pauta e passa obrigatoriamente pela Câmara Municipal, que já aprovou duas leis voltadas ao assunto e tem discutido, com frequência, a formulação de políticas públicas.

Na última terça-feira (6), durante a 25ª Sessão Ordinária, os vereadores debateram a questão da prevenção ao suicídio durante a discussão da Moção de Congratulações 225/2022, de autoria do vereador Fábio Chirinhan (PP). No documento, que teve aprovação unânime, o parlamentar cumprimenta da Guarda Civil Municipal (GCM) Karine Ferreira, por ter conseguido evitar o suicídio de uma mulher, que tentou se jogar da Ponte Metálica.

Na ação, ocorrida em agosto, Karine negociou com a mulher e conseguiu acionar equipes da GCM e da Polícia Militar que, unidas, conseguiram evitar o pior.

Chirinhan justificou a Moção ao lembrar que a atitude de Karine foi crucial para que a vida da mulher fosse preservada e a situação não tivesse um desfecho fatal.

O presidente em exercício da Câmara de Osasco, Josias da Juco (PSD), afirmou que Karine é um exemplo para toda a cidade e que seu ato heroico demonstra que o trabalho preventivo é também muito importante para a corporação.

Leis municipais

Josias também citou a Lei 5.085/2020, que institui a campanha Setembro Amarelo e o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio no Calendário Oficial do Município de Osasco.

A legislação é fruto de uma iniciativa do próprio vereador que, nos últimos dias, visitou a Policlínica da Zona Norte e constatou que já há trabalho com o público que frequenta o espaço com orientações sobre depressão, uma das doenças que pode desencadear o suicídio.

Josias também revelou que pretende trazer para a Câmara uma palestra para os servidores e para a população, com orientações sobre prevenção ao suicídio.

A vereadora Lúcia da Saúde (Podemos) abordou a a Lei Lucas Camargo de Britto, da qual é uma das autoras, e que institui em Osasco a Semana de Conscientização sobre Depressão Infanto-Juvenil.

A parlamentar cobrou ações mais efetivas por parte do Executivo para que a legislação seja colocada em prática e possa salvar vidas. Lúcia da Saúde também defendeu a criação de um Núcleo de Prevenção ao Suicídio no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.