Mais um milhão de novas doses da Coronavac são entregues pelo Governo de SP

Novo lote da vacina do Instituto Butantan foi enviada ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde na manhã desta segunda-feira (19); já são 111 milhões de doses entregues aos brasileiros desde janeiro de 2021

O Instituto Butantan, ligado à Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Governo de São Paulo, entregou na manhã desta segunda-feira, 19/9, ao Ministério da Saúde, um milhão de novas doses da CoronaVac para a imunização de crianças entre 3 e 5 anos de idade contra a COVID-19 no país.

As doses foram produzidas no complexo fabril do instituto, em São Paulo, com IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) importado da farmacêutica Sinovac, na China.Com esse novo envio, o Butantan totaliza 111 milhões de doses encaminhadas ao Programa Nacional de Imunizações desde o início da campanha de vacinação, em janeiro de 2021.

A CoronaVac foi a primeira vacina utilizada nacionalmente para a imunização dos brasileiros contra o novo coronavírus.

Além do novo lote entregue hoje, o Butantan terá ainda neste mês outras 2,5 milhões de doses disponíveis para atender à demanda de vacinação infantil.

A extensão do uso da CoronaVac para a faixa etária de 3 a 5 anos, inclusive para crianças imunossuprimidas e com comorbidades, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 13/7. A aprovação foi motivada por estudos clínicos e dados epidemiológicos que demonstram a efetividade e a segurança da CoronaVac no público infantil. Pareceres das sociedades médicas convidadas, como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), também contribuíram para a decisão do órgão.

Uma pesquisa do Chile, que aplica a CoronaVac nessa faixa etária desde dezembro de 2021, mostrou que o imunizante forneceu proteção de 69% contra internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 64,6% contra hospitalização por Covid-19.

A CoronaVac vem sendo aplicada desde janeiro deste ano em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, após aprovação unânime da Anvisa.

“A entrega desse novo lote pelo Butantan permitirá ampliar o número de crianças brasileiras entre 3 e 5 anos que serão protegidas contra formas graves da Covid, evitando internações e óbitos”, afirma o infectologista David Uip, Secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.