UBS Vale do Sol realiza roda de conversa com educadores sobre “Prevenção ao Suicídio”

Considerar, acolher e não julgar estão entre as orientações citadas na roda de conversa realizada no dia 12, promovida pela UBS (Unidade Básica de Saúde) Julio Lizart, do Vale do Sol, com representantes das E escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Barueri sobre “Prevenção ao Suicídio”. A ação integra a agenda em prol da campanha nacional “Setembro Amarelo”. Confira a programação completa AQUI.

De acordo com a gestora da unidade, Luciana Francisca da Silva Bulhões, o encontro teve como foco a troca de experiências e orientação sobre ações práticas para esses profissionais aplicarem junto aos alunos.

“O objetivo é sensibilizar os profissionais que trabalham diretamente com os adolescentes para a importância do tema, a fim de detectar possíveis situações de risco para que possam ser prevenidas, encaminhadas e cuidadas”, disse Luciana.

Saúde mental e Educação

Conduzida pelas psicólogas da unidade, Ana Paula Medeiros dos Santos Bressan e Virgínia Torrecillas, a roda de conversa reuniu educadores e orientadores de 18 escolas da rede municipal.

“Abordamos o tema a partir do que os educadores e orientadores observam na vivência diária com os alunos.  Identificamos o aumento dos problemas relacionados à ansiedade, inclusive com crises importantes no ambiente escolar, observados principalmente nesse período ‘pós-pandemia’”, explicou Ana Paula.

Acolhimento familiar

Já Virginia, que acumula experiência no atendimento de crianças e adolescentes, orienta sobre a importância da conscientização das famílias quanto a importância do acolhimento.

“É de extrema importância orientar as famílias sobre a saúde mental. Acolher as falas das crianças e adolescentes, observar comportamentos atípicos de cada um, com uma duração significativa e prejudicial nas relações de aprendizagem e sociais e buscarem ajuda profissional”, ressaltou a psicóloga.

Era uma boa pessoa

Os usuários da UBS também puderam assistir uma palestra baseada na importância do não julgamento e que reforça que a prevenção ao suicídio deve ser trabalhado ao longo do ano, não só em setembro.

“Em novembro, Pedro se matou, mas era tão jovem! Era uma boa pessoa, porém, tudo o que Pedro queria era  que todos os meses fossem amarelos, que os julgamentos acabassem e que entendessem que os problemas psicológicos não são escolhas nossas e que precisamos de ajuda, não só em setembro, mas em todos os meses”, cita o texto.

A orientadora educacional da Emef Alexandrino da Silveira Bueno, Fernanda Vieira da Silva, acredita que a parceria em rede é essencial para a promoção da saúde mental nas escolas.

“Foi um encontro de sensibilização e trocas sobre um assunto muito frequente entre os jovens nas escolas. As orientações das psicólogas, através da roda de conversa, nos confortaram e nos deixaram bem à vontade para questionarmos sobre um tema muito importante na atualidade”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.