Mercado imobiliário aquece desenvolvimento de Osasco
Acima da média nacional, município chegou a um crescimento 14% em 2021
Segundo dados levantados pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o crescimento de Osasco tem ficado bem acima da média do País e chegou a 14% em 2021, contra o patamar nacional de 4,6%. Auxiliando no desenvolvimento da região, empresas como a holding Ekko Group, que oferece imóveis de alto padrão, têm fomentado o mercado a partir de empreendimentos que promovam a valorização da cidade.
É o que mostram os dados da ABRAINC, os segmentos de médio e alto padrão têm sido os responsáveis pelo aquecimento do mercado neste ano e o número de novos imóveis comercializados no País cresceu 26,6% nos cinco primeiros meses de 2022 na comparação anual.
Principal projeto da empresa, o Reserva Golf, que será o maior projeto da companhia, proporcionará à Vila São Francisco e ao município de Osasco diferentes melhorias. Entre elas destacam-se as intervenções no sistema viário, feitas com base em estudos de especialistas da USP e membros da comunidade, e a preservação de cerca de 85% da área verde de mais de 330 mil m² do Golf Club São Francisco. Além disso, o projeto abrigará torres de apartamentos residenciais de alto padrão, um shopping center , um parque aberto ao público de 60 mil m² e um centro cultural, preservando a história e transformando a casa de campo de Vitor Brecheret num espaço.
Pensando nisso, o que acha de um espaço para falar sobre a busca por empreendimentos na região de Osasco e a valorização da região, principalmente no setor imobiliário?
Para contribuir com o material, sinalizo que o Diego Dias, CEO da Ekko Group está disponível para falar sobre o assunto. Com mais de 30 anos de atuação, o desenvolvimento é um dos principais pilares da Ekko Group, referência no mercado imobiliário e a líder regional no segmento de imóveis de alto padrão na região metropolitana de São Paulo.
Abaixo seguem alguns dados de mercado que podem contribuir ainda mais para a pauta.
SOBRE OSASCO
- Nos últimos cinco anos, a cidade dobrou o ritmo de abertura de empresas, chegando à média de 750 novos negócios por mês em 2021. Além disso, a cidade alcançou no ano passado um recorde na geração de empregos: 24 mil novas vagas em 2021, o que representou um aumento de 16% no nível de ocupação em relação ao ano anterior. Trata-se do melhor índice de crescimento obtido em todo o País, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.
- Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o município paulista de Osasco conta com um PIB superior ao de grandes capitais e um PIB médio por habitante que é duas vezes maior que o de São Paulo (SP) e três vezes superior ao de Belo Horizonte (MG), além de se apresentar como um grande potencial econômico.
MERCADO IMOBILIÁRIO
- A construção civil registrou recorde de lançamentos e vendas de imóveis nos últimos dois anos e o mercado imobiliário foi um dos principais setores em gerar oportunidades de trabalho em todo o Brasil entre 2020 e 2021. De acordo com informações da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), os segmentos de médio e alto padrão têm sido os responsáveis pelo aquecimento do mercado neste ano e o número de novos imóveis comercializados no País cresceu 26,6% nos cinco primeiros meses de 2022 na comparação anual.
- Baseados nos empreendimentos da Ekko Group, é possível apontar que o metro quadrado em Osasco pode chegar a ser 30% mais baixo do que na capital, em unidades com a mesma qualidade e opções de luxo.