Escolas de Barueri recebem doação de sementes e palestra de Educação Ambiental

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), através de sua unidade móvel de Educação Ambiental, resolveu distribuir sementes de girassol e realizar uma palestra educativa sobre arborização na Emef Professor Carlos Osmarinho de Lima, no Jardim Florida, na tarde de quinta-feira (dia 22).

O objetivo da ação é conscientizar sobre a preservação da flora e reforçar a questão do plantio para atenuar os efeitos do desmatamento e na recomposição de áreas verdes preservadas, sejam elas em ambientes silvestres ou urbanos.

Participaram da iniciativa mais de 400 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que receberam em torno de mil sementes.  Essa distribuição é o primeiro passo para que as crianças comecem, desde cedo, essa cultura de plantio e de preservação do meio ambiente. Essa atitude cria futuros multiplicadores da causa ambiental, que levarão adiante essa questão.

O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), conta que a ideia é trabalhar em conjunto com as escolas para que as questões ambientais sejam executadas junto aos pequeninos e os transformem em ferramentas de preservação e de difusão de conhecimentos relacionados ao meio ambiente. “Trabalhar em parceria com as escolas sempre fez parte do trabalho da Sema, que busca, como neste trabalho, conscientizar as crianças a serem futuros agentes ambientais que vão crescer e levar esses conhecimentos adiante, tornando-os futuros multiplicadores dos conceitos e práticas relacionadas à natureza”, ressalta.

A importância de se preservar
Quando você planta uma árvore, colabora com o ecossistema local, com a preservação indireta da mata, a captação de gás carbônico e a produção de oxigênio, com o controle da temperatura ambiente, a produção e conservação dos lençóis freáticos, dentre muitos outros aspectos que garantem a vida na Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.