Parlamentares osasquenses defendem conscientização sobre doação de órgãos

A conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos foi tema de debate durante a 30ª Sessão Ordinária da Câmara de Osasco, realizada nesta quinta-feira (29), excepcionalmente no Centro de Formação de Professores da Prefeitura de Osasco.

Na fase do Expediente, os vereadores aprovaram, por unanimidade, a Moção 243/2022, de autoria da vereadora Ana Paula Rossi (PL), em apoio à campanha Setembro Verde.

Organizada em nível nacional, a campanha é dedicada à conscientização e ao incentivo à doação de órgãos. De acordo com o Ministério da Saúde, as filas de espera por doações aumentaram durante o período da pandemia de Covid-19. Mesmo assim, o órgão contabilizou 12 mil transplantes no país por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dados contabilizados até junho de 2022 indicam a existência de 51.674 pacientes adultos e de 1.009 pacientes pediátricos na fila de espera por transplante.

A vereadora Ana Paula Rossi, que é transplantada renal, justificou a apresentação do documento ao defender a disseminação de informações sobre o tema. Segundo ela, a doação de órgãos é um ato extremamente importante e que transforma vidas.

Ana Paula recordou o período de nove anos que passou na fila de espera pelo transplante de rim e agradeceu a família de seu doador – um rapaz de 32 anos, morto em um acidente – que autorizou a doação de órgãos.

A vereadora Elsa Oliveira (Podemos) também citou uma situação vivida dentro de sua família, após a morte da irmã, que na época tinha 40 anos. “Nós decidimos fazer a doação de todos os órgãos dela e, com certeza, salvar outras vidas”, relembrou.

Já a vereadora Lúcia da Saúde (Podemos) contou o processo de transplante de fígado vivenciado por sua mãe que, na ocasião, tinha 66 anos de idade. “O transplante de órgãos é uma pauta muito importante porque realmente salva vidas”, reforçou.

Doação de medula

O vereador Laércio Mendonça (PSD) também usou a Tribuna para defender a doação de órgãos, de sangue e de medula óssea.

Recentemente, a enteada do vereador foi diagnosticada com câncer de medula e obteve a cura após processo de quimioterapia. “O ser humano precisa entender a importância da doação de órgãos, sangue e medula. A saúde, a família são algo que não tem preço e fazer bem ao próximo faz muito bem a todos”, finalizou.

Além do texto de autoria de Ana Paula Rossi, os parlamentares aprovaram outras três moções, de autoria dos vereadores Rogério Santos (MDB) e Josias da Juco (PSD) – atual presidente em exercício da Casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.