Outubro Rosa segue com série de ações na rede de saúde de Barueri

Neste Outubro Rosa, cujo tema é “Barueri veste rosa”, vários setores da Prefeitura organizaram uma série de atividades para acontecer durante todo o mês. A Coordenadoria de Ações Básicas em Saúde (Cabs), da Secretaria de Saúde, é uma delas e montou uma agenda extensa, que nesta segunda quinzena ainda comporta uma série de eventos voltados ao tema (confira tabela abaixo).

São iniciativas focadas na conscientização e prevenção do câncer de mama e de colo do útero, complementadas por toda uma estrutura de encaminhamentos para identificar casos precoces (ou aqueles em estágio mais avançado).

Ampliar a conscientização
“No mês de outubro o objetivo é ampliar a conscientização da população, especialmente sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de útero. Também a orientação à população sobre as mudanças habituais no nosso corpo em diferentes momentos do ciclo de vida e os principais sinais suspeitos de câncer”, explicou a diretora técnica de enfermagem da Cabs, Elaine de Fátima Fonseca.

Elaine disse que todos os enfermeiros da rede municipal estão orientados a acolher os usuários que procuram os serviços de saúde. “Seja para realização de consultas de enfermagem ou solicitação de exames conforme protocolo e orientações diversas. Os encaminhamentos a outros profissionais são realizados conforme a necessidade de cada usuário”, pontuou.

A prioridade na marcação de exames é realizada aos usuários que se enquadram em critérios de risco, ou seja, sintomáticos que já apresentem lesão palpável na mama ou outro sinal de alerta.

Atendimentos individualizados
A estratégia de atendimento neste Outubro Rosa é ampliada, apesar de cada atendimento ser individualizado. “O papanicolau pode ser realizado por agendamento via aplicativo ou diretamente ao procurar uma UBS, e intensificamos a disponibilidade de ofertas para coleta. As mulheres podem procurar atendimento que serão acolhidas”, completou Elaine.

Quanto a mamografia e a ultrassonografia de mama (USG), serão solicitadas aos usuários que se enquadrarem no protocolo. Neste ano, de janeiro a agosto, foram registradas a realização de 10.611 exames. No ano passado inteiro foram contabilizados 19.214 procedimentos.

Confira as ações da campanha na rede de saúde e participe.

DataHorárioLocalAtividade
19/1014hUBS Adauto RibeiroPalestra: A desmistificação de crenças relacionadas ao câncer de mama
21/1010hUBS Vince NemethPalestra: câncer de mama
21/1014hUBS Raquel Sandrini RuelaRoda de conversa sobre câncer de mama
21/1010hUBS Júlio LizartPalestra: Prevenção do câncer de mama (mais coleta de Papanicolau livre demanda durante outubro, intensificação nos pedidos de mamografia ou USG de mama das pacientes)
21/1010hUBS Maria Magdalena MacedoPalestra: Prevenção ao câncer de mama
21/1010hAmbulatório Ganha TempoPalestra: Prevenção ao câncer de mama
21/1010hUBS Pedro IzzoPalestra: Mulher, se conheça, escute seu corpo”
24/10 10hUBS Edini Cavalcante ConsoliPalestra: câncer de mama e incentivo à realização dos exames preventivos 
26/1010hUBS Katia KholerPalestra: Mulher, se conheça, escute seu corpo”
  UBS José Francisco Caiaba Palestra sobre prevenção ao câncer de mama, exames e diagnóstico
26/1010h / 15hUBS Hermelino Liberato FilhoPalestra: Prevenção do câncer de mama
26/109hUBS Maria Francisca de MeloRoda de diálogo sobre câncer de mama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.