Atenção vestibulando: Objetivo explica em live tudo sobre a Primavera Árabe e o Irã

No próximo dia 3 de novembro, às 15h, as redes sociais do Objetivo transmitem a live “Da Primavera Árabe ao Outono Iraniano”.
O convidado é o Prof. Moacyr Nogueira Junior, professor de Geografia no Curso e no Colégio Objetivo, além de professor de Direito Comparado, doutorando em Direito Internacional e pesquisador na área de Direito Internacional Público.
O tema, além de interessante para todos os públicos, é essencial para o vestibulando, já que na live o palestrante explicará em detalhes o que foi a “Primavera Árabe” e sua relação com o Irã: “Desde a ‘Primavera Árabe’, manifestações populares são cada vez mais frequentes e intensas em países islâmicos do norte da África e do Oriente Médio, sugerindo que regimes locais, que há anos se impõem alheios às demandas da população, não têm mais lugar na sociedade. No mundo islâmico, inclusive, são diversas as reivindicações relacionadas às demandas democráticas, dentre elas destacam-se a questão do direito das mulheres à vida, à igualdade e ao mercado de trabalho”, explica Nogueira que, na apresentação abordará os seguintes tópicos:
O que é o Irã e e qual a sua relevância no cenário mundial? Qual a relação da “Primavera Árabe” com o que acontece atualmente no Irã? O que é uma república islâmica e qual a relação do Irã neste contexto?
Além da questão relativa à violação dos Direitos da Pessoa Humana, o Irã chama a atenção da comunidade internacional pelo desenvolvimento de um programa nuclear. Por que há uma cobrança tão incisiva sobre o programa nuclear iraniano enquanto os Estados Unidos, Rússia e outros países têm artefatos nucleares potencialmente mais perigosos que o pretendido arsenal nuclear iraniano?
Nas muitas “guerra-frias” que têm lugar no mundo hoje, qual a posição da Rússia e da China em relação à questão iraniana?
O tratamento opressivo que as mulheres e minorias recebem no Irã e em outros países islâmicos, não viola a Carta das Nações Unidas? A ONU não poderia intervir neste caso?
Os Estados Unidos consideravam o Irã – juntamente como o Iraque e a Coreia do Norte – integrante do denominado “Eixo do Mal”. O que é o “Eixo do Mal” e por que o Irã fazia parte dele grupo?
Acompanhe em:
https://www.facebook.com/ObjetivoOficial/
https://www.youtube.com/user/ObjetivoOficial
https://www.linkedin.com/company/col%C3%A9gio-e-curso-objetivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.