Finais dos campeonatos Amador de Futebol e Futsal de Barueri mobilizam população

Estão ocorrendo as finais de várias categorias do Campeonato Amador de Futebol e Futsal de Barueri, o maior da região Oeste de São Paulo. Nem mesmo a pandemia apagou a paixão que atletas, dirigentes e torcedores têm por esta competição. Todos respiraram aliviados com a volta dos jogos neste ano.

A história do Campeonato Amador de Barueri está umbilicalmente ligada ao crescimento da paixão do povo brasileiro pelo futebol. As agremiações fundadas por imigrantes (portugueses, italianos, espanhóis, alemães e árabes) formaram ligas e passaram a disputar campeonatos entre si.

Algumas dessas agremiações cresceram e se transformaram em grandes clubes de futebol (Portuguesa de Desportos, Palmeiras, Corinthians, Juventus etc.). A partir das décadas de 30 e 40 do século passado as empresas comerciais e industriais passaram a organizar torneios dessa modalidade como forma de lazer e integração de seus funcionários.

Em Barueri, não podemos deixar de citar o Barueri F.C., fundado antes mesmo da emancipação política da cidade (1919). Em 1947, foi fundada a A.D. 1º de Maio. Três anos depois vieram o X de Setembro e o São Bento. Seus mais antigos sócios são pródigos em contar muitas histórias do tempo em que encaravam estradas e campos lamacentos para enfrentar clubes de Carapicuíba, Itapevi e Santana de Parnaíba.

Campeonato Municipal
O primeiro “Campeonato Municipal” organizado pela Prefeitura de Barueri ocorreu em 1979. Reunia apenas 10 clubes em categoria única. O número de atletas e dirigentes não passava de 200. O interesse foi crescendo e com ele a necessidade de atender a demanda do esporte em forma de competição.

Em 1986, o futsal (antigo futebol de salão), que é mais praticado do que o futebol, também passou a fazer parte das modalidades. Atualmente o Campeonato Amador tem 23 categorias e mais de 8 mil atletas. Muitos jogadores e clubes de outros municípios fazem questão de jogar aqui em razão da organização.

Em 2017, a Secretaria de Esportes de Barueri, sensível ao aumento do interesse das mulheres pelo futebol, criou uma categoria para elas no futebol e outra no futsal. As categorias são únicas, mas pode haver a criação de novas divisões de acordo com a demanda.

A partir de 2018, o Campeonato Amador de Barueri, utilizando tecnologia desenvolvida no próprio município, criou o Portal do Campeonato Amador. A Prefeitura de Barueri já cedeu a tecnologia para Carapicuíba e já houve consulta por parte de Itapevi.

Além de poder consultar os resultados de todas as categorias, tabela de jogos, artilharia e campanha das equipes, dá pra pesquisar a regularidade de inscrição de dirigentes e jogadores por nome completo, pelo CPF e até pelo apelido.

Além disso, há o site do Campeonato Amador, com todas as novidades.

Rebolo
Ainda que seja um campeonato gigantesco, não há vagas para todas as equipes que desejam fazer parte dele. A fim de solucionar essa demanda, foi criado o Rebolo, que é  uma grande seletiva para definir quais equipes vão ocupar as vagas dos times rebaixados naquele ano para a disputa do Campeonato Amador do ano seguinte.

Geralmente há três vagas em cada divisão no Campeonato de Futsal e quatro vagas no Futebol, entretanto, mais de 40 equipes estão no Rebolo de cada divisão. Devido a esta disputa acirrada, é muito comum que equipes tentem vários anos até conseguir o sucesso.

Alcançar a classificação demanda ainda mais esforço para permanecer na divisão. Algumas equipes acabam rebaixadas no mesmo ano em que conseguiram o acesso. A competitividade é a marca do Campeonato Amador de Barueri.

Estrelas do Futebol
Muitos craques do futebol brasileiro já disputaram o Campeonato Amador de Barueri ao longo dos anos: Romeu Cambalhota, Índio e Mauro (ex-Corinthians); Gilmar e Tonhão (ex-Palmeiras); Paulo Nani (ex-São Paulo F.C.), além de Bispo, Vargas, Ditinho, Mica, Alê, Bilinha e Amauri.

Roberto Rivelino dos Reis Silva, o Riva, que já jogou com Viola e Paulo Sérgio no Corinthians dos anos 90 e já integrou equipes da Europa e do Oriente Médio, mesmo radicado em São José dos Campos (SP), ainda desfila sua habilidade por aqui. O time Audir foi campeão da categoria Veterano (50 a 55 anos) este ano com um gol dele na final contra a equipe do Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.