Roda de ciranda, banda Muirakitã e performances artísticas na Fábrica de Cultura 4.0 Osasco 

No sábado, 3 de dezembro, das 15h às 18h, acontecerá o “Sábado Cultural” com roda de ciranda, show com a Banda osasquense Muirakitã, performances com temática ambiental com Rosi Cheque, exposição e venda de artesanato, doces, salgados e de sucos.  

O evento é promovido pelo POIESIS Gestão Cultural, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, Fábrica de Cultura 4.0 Osasco, com apoio da Prefeitura Municipal de Osasco e dirigido por Carlos Marx, produtor e coordenador do coletivo Casaviva – cultural e ambiental. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Endereço: Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale, Osasco, SP. Informações pelo WhatsApp (11) 99652-8199 com Carlos Marx.

Em 10 de dezembro será celebrado o “Dia Internacional dos Povos Indígenas”. Para promover a reflexão sobre a temática haverá duas performances das músicas “Mata” e “Araruna”, ambas da compositora, cantora e pesquisadora da cultura indígena brasileira Marlui Miranda. “É uma forma de despertar a atenção das pessoas e sinalizar a importância de compreender e de proteger a Amazônia, os biomas e os povos originários. Podemos aprender com os povos indígenas como viver de forma sustentável”, resume Carlos Marx. 

Muirakitã é uma banda osasquense com um repertório autoral com foco no ser humano e sua relação com a Terra. Na programação dos cantores e instrumentistas Dorgi, Zeus, Gênesis, Lucas e Vinicius também há MPB, reggae e rock’and roll. Proteger o meio ambiente é um desafio individual e coletivo e que envolve o setor público e o privado. A arte é uma excelente ferramenta para promover a educação ambiental sensibilizando e estimulando as pessoas para atuar, por exemplo, no combate às mudanças climáticas e protegendo o solo, a água e o ar separando, por exemplo, os materiais recicláveis e destinando-os aos EcoPontos da cidade.  

A roda de ciranda promove a socialização e foi considerada Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A ciranda é contagiante, com letras fáceis de cantar e coreografia simples. O “Sábado Cultural” é um convite aos moradores do entorno a desenvolver um olhar diferenciado para a cultura. O objetivo da Casaviva é que crianças, jovens e adultos se apropriem e aproveitem as atividades oferecidas pela Fábrica de Cultura 4.0 Osasco e desenvolvam uma nova visão seja artisticamente seja para a beleza natural e humana. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.