Arena Barueri é palco de Torneio Renascer

Integrantes do Programa Renascer, do Fundo Social de Solidariedade, amigos e convidados compareceram à Arena Barueri na manhã de domingo, dia 4, para participar do Torneio Renascer de Futebol promovido pelo Fundo Social em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Barueri (Sads).

“Nosso objetivo é realizar uma confraternização entre as pessoas que estão ou já estiveram em situação de rua. Muitas delas receberam apoio, passaram pelo albergue e já conseguiram a sua moradia, o que muito nos alegra”, conta Valéria Fugii Barros, coordenadora do Programa Renascer e da Horta da Gente.

Esta é a terceira edição do torneio, já considerado uma tradição entre os envolvidos.

Sobre o evento

Quatro equipes (Laranja, Amarela, Cinza e Vermelha) disputaramo Torneio Renascer deste ano. Os atletas tiveram direito à entrada triunfal em campo, arbitragem profissional e perfilamento para a execução do Hino Nacional Brasileiro. Muitos fizeram questão de subir a escadaria de mãos dadas com seus filhos.

Os Amarelos e os Cinzas venceram seus confrontos por placares bem elásticos (8 a 1 e  8 a 0) e foram para a final, vencida pela equipe Amarela pelo placar de 4 a 0. Muitos atletas jogaram a final no lugar de amigos que tinham outro compromisso ou simplesmente não conseguiram jogar por mais de 80 minutos.

Eliezer, um exemplo

Eliezer Pereira da Silva nasceu há 40 anos em Presidente Prudente e chegou em Barueri em 2012. Mesmo possuindo o ensino médio completo, enfrentou dificuldades, morou na rua, mas foi acolhido e integra o Programa Horta da Gente há um ano e meio.

Ele conseguiu se mudar para o Jardim Belval, fez um curso de cabeleireiro masculino e feminino e espera uma oportunidade para trabalhar num salão de beleza em breve. Enquanto isso não ocorre, atua mensalmente como voluntário em um albergue de Barueri. “São pessoas que se agitam demais na hora do corte, mas a gente consegue contornar na boa”, revela. Eliezer tem uma filha de 15 anos que mora com a mãe em Itapevi.

Jorginho, um convidado

Compareceu na Arena Barueri o músico Jorginho de Albuquerque, compositor do tema do Projeto Renascer. “Tenho muito orgulho de participar de um evento como esse e de estar ao lado de pessoas que até ontem não tinham qualquer perspectiva”, afirma ele. Um dos trechos da música que Jorginho compôs diz: “Nunca mais vai haver uma rua sem saída”.

Depois da entrega de medalhas para os vice-campeões e campeões, todos foram convidados para um saboroso almoço no saguão dos elevadores da Arena Barueri. Foram servidos costela com mandioca cozida (“vaca atolada”), arroz, feijão, farofa e dois tipos de refrigerantes com direito a repeteco.

Sobre o Renascer

Criado pelo Fundo Social de Solidariedade com o apoio da Sads, o Programa Renascer tem como objetivo a reinserção social de pessoas em situação de rua.

Para tanto, promove cursos de qualificação profissional para que possam ser recolocados no mercado de trabalho ou mesmo em projetos parceiros da Prefeitura de Barueri. O Horta da Gente é um programa-irmão, onde atuam vários integrantes do Renascer, além de produzir alimentos orgânicos entregues a famílias em vulnerabilidade social, está qualificando os aprendizes em técnicas agrícolas convencionais e inovadoras (hidroponia, por exemplo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.