Barueri discute segurança do paciente em encontro com profissionais da saúde

Com o objetivo de sensibilizar as equipes multiprofissionais de saúde da rede municipal de Barueri, a Diretoria de Área Técnica em Qualidade e Segurança do Paciente (DATQSP), da Secretaria de Saúde, promoveu encontros nos meses de janeiro e fevereiro sobre o fortalecimento da cultura da segurança do paciente e medidas efetivas que melhoram a qualidade no atendimento.

Percepção de segurança, trabalho em equipe, comunicação de erros identificados foram alguns dos temas abordados pela DATQSP aos profissionais que atuam na Cabs (Coordenaria de Atenção Básica em Saúde) e do Ambulatório de Especialidades.

“Os líderes são fundamentais na disseminação dessa cultura, encorajando o engajamento dos colaboradores nas práticas seguras dentro dos serviços de saúde”, reforça a enfermeira responsável técnica Roseni Melo, que conduziu os encontros.

Conceitos de segurança
A Cultura de Segurança do Paciente é um componente estrutural dos serviços em saúde. Ela favorece as práticas seguras e a diminuição de ocorrências de danos causados por falhas na assistência prestada, chamados tecnicamente de Eventos Adversos (AE).

Eventos adversos
De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância em Sáude), medidas simples e efetivas podem prevenir danos, uma vez que cerca de 50% dos chamados Eventos Adversos (AE) são evitáveis.

Entre as ocorrências preventivas estão a identificação correta do paciente, a segurança do uso de medicamentos, medidas de higienização das mãos, prevenção de quedas, dentre outras.

A enfermeira Carolina Garcia Pina destaca que implantar protocolos de segurança na própria gestão, envolvendo a participação dos usuários no processo por meio de ações de educação em saúde, são alguns elementos essenciais à qualidade da assistência.

“Planejamos essa ação para apresentar nosso trabalho ao introduzir alguns conceitos sobre segurança do paciente e cultura de segurança. E também tirar dúvidas e entender melhor as demandas que os serviços trazem. Assim, ao longo do ano podemos implementar ações de melhorias”, conclui a enfermeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.