Defesa Civil decreta estado de atenção para risco de deslizamentos em Barueri

Barueri registrou 98,4 milímetros (mm) de chuvas nas últimas 72 horas entre 7h de sábado, dia 11, até o mesmo horário de terça-feira, dia 14. Com esse acúmulo, superior a 50 milímetros, a Defesa Civil, órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), colocou a cidade em estado de atenção para risco de deslizamentos nos termos do Decreto nº 9.672/2022, que dispõe sobre o Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV).

Implementado anualmente em Barueri, o plano tem seu período de vigência compreendido entre 1º de novembro e 31 de março do ano subsequente, com possibilidade de prorrogação.

Índice pluviométrico
De acordo com o índice pluviométrico mensurado a cada 24h, Barueri recebeu 22,2 milímetros de chuva de sábado, dia 11, para domingo, dia 12; teve 67 milímetros de domingo para segunda-feira, dia 13, e 9,2 milímetros de segunda para terça-feira, dia 14.

O Índice pluviométrico é a medição do volume de chuva que cai em uma determinada área em certo período de tempo.

Segundo a meteorologia, a chuva é considerada fraca quando a intensidade é menor do que 5,0 milímetros/hora (mm/h). Entre 5,0 e 25 mm/h, a precipitação é moderada. O volume de água compreendido entre 25,1 e 50 mm/h é chuva forte. Maior do que 50,0 mm/h, a chuva é muito forte.

Alerta à população
O coordenador-adjunto da Defesa Civil de Barueri, major Robson Dias Pereira, orienta que a população deve ficar alerta e reforça que o que mais provoca risco é o acúmulo de chuva nas últimas 72 horas. “É o período em que o solo pode ficar encharcado, o que favorece o deslizamento de terra”, diz.

Como ações do Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV), a Defesa Civil orienta o munícipe a identificar um possível risco de deslizamento. Veja abaixo:

– Observar postes, muros, árvores com inclinação anormal;

– Rachaduras com estalos em casa;

– Abandonar o local imediatamente ao identificar sinais de um possível risco de deslizamento.

Serviço
A Defesa Civil de Barueri está instalada na rua Prudente de Morais, 100, no Jardim Belval. Telefones: (11) 4199-0620/4163-3782; e-mail: defesa.civil@barueri.sp.gov.br. Em caso de emergência, o cidadão pode ligar para: Defesa Civil (199); Corpo de Bombeiros (193); e GCM – Guarda Civil Municipal (153). Acompanhe os alertas da Defesa civil no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.