Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil realiza primeira reunião em Barueri

Ocorreu na manhã de terça-feira, dia 28, no auditório da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) a reunião inicial do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Conspdec), órgão formado por dois representantes de cada Secretaria municipal de Barueri, indicados pelos titulares das pastas.

“Com a criação do Conspdec, pretende-se elaborar o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil com o objetivo de estabelecer as atribuições particulares de todos os órgãos que compõem o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil e, desta forma, aperfeiçoar as ações de prevenção, de atendimento emergencial e de assistência social no âmbito da cidade”, revela Roberto Lago, coordenador geral da Defesa Civil de Barueri.

O Conspdec foi criado em 20 de junho de 2022 pelo Decreto 9589 e a convocação para a primeira reunião foi publicada na edição 1.568 do Jornal Oficial de Barueri em 11 de fevereiro de 2023. Foi exibido um vídeo sobre a composição dos Sistemas de Proteção e Defesa Civil e também do PPCV (Plano Preventivo de Chuvas de Verão) e demais itens da pauta.

Os recentes deslizamentos de terra no Litoral Norte do Estado e um aumento de 46% no volume de chuvas no mês de fevereiro na Grande São Paulo acarretaram um expressivo aumento no número de ocorrências e solicitações de vistoria de muros e edificações junto ao telefone 199 da Defesa Civil de Barueri.

Barueri possui 248 áreas de risco (sujeitas a alagamentos e inundações e deslizamentos de terra) mapeadas. Quatro áreas são classificadas como R4 (“risco muito alto”) e 25 como R3 (“risco alto”), sendo que a atual gestão, ciente desses riscos, tem adotado intervenções para reduzi-los e seus efeitos em casos de desastres.

Estão previstas reuniões ordinárias semestrais do Conspdec, mas nesta fase inicial elas serão bimestrais. Barueri tem uma unidade de Defesa Civil no Jardim Belval e um batalhão do Corpo de Bombeiros na Vila Porto, o que atende plenamente a recomendação internacional: uma unidade para cada 150.000 habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.