Prefeitura de Barueri divulga nota sobre fortes chuvas que atingiram o município nesta terça-feira (14)

Na tarde desta terça-feira (14) a cidade de Barueri foi acometida por fortes chuvas. O volume excessivo de águas causou alagamentos em alguns pontos da cidade. A área mais afetada foi a região do Jardim Maria Helena, que faz divisa com a vizinha Carapicuíba.

Durante o período, a Defesa Civil e as demais forças de segurança municipais intensificaram o monitoramento e atenderam prontamente aos chamados.

Até as 19h, a Defesa Civil foi chamada para auxiliar os bombeiros em uma inundação no Jardim Maria Helena; verificar risco de desabamento na rua Emília; verificar a abertura de um buraco na rua Mississipi; verificar risco de desabamento de muro; e auxiliar em alagamento de residência.

Não foi registrado, até então, ocorrência oficial de deslizamentos e nem de vítimas.

Um boletim divulgado pelo corpo de Bombeiros informava sobre inundação / enchente na avenida Marco Antônio Calegare, nº 100, com mais de 4 vítimas ilhadas em via pública.

A Prefeitura foi informada sobre o possível afogamento de um homem na região do Jardim Maria Helena e dirigiu-se prontamente para ajudar no que for necessário. Órgãos municipais como as Secretarias de Segurança Urbana e Defesa Social – da qual a Defesa Civil faz parte -, de Assistência e Desenvolvimento Social, de Habitação e outras estão acompanhando a situação de perto e não medirão esforços para ajudar no que for necessário.

Barueri permanece a postos para quaisquer ações necessárias e de apoio aos Bombeiros e demais forças de segurança no socorro aos cidadãos, assim como para sanar o mais rapidamente possível os problemas causados pelas chuvas.

Importante salientar que a Prefeitura de Barueri está investindo fortemente em obras de grande porte voltadas exclusivamente ao combate às enchentes.

É o caso do piscinão do Jardim Belval, que está com mais de 80% das obras concluídas e cujo sistema de bombas hidráulicas já está sendo usado para conter o excesso de água do rio Barueri-Mirim; do piscinão do córrego Laranja Azeda, no Jardim Silveira, também em construção, com capacidade de reter cerca de 120 milhões de litros de água; e do túnel liner, no Tamboré, para canalização e drenagem de águas da chuva, com cerca de 60% da obra já executada.

Salientamos também que todas as famílias estão sendo assistidas pela secretaria de assistência social e pelo Fundo Social de solidariedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.