Cotia é reconhecida por ações contra a tuberculose. Campanha de busca ativa segue até sexta (31)

Em 2022, a Secretaria de Saúde identificou oito novos casos durante a campanha. Todos os pacientes foram encaminhados para tratamento

Na última semana, a Secretaria de Saúde de Cotia recebeu premiação simbólica em reconhecimento às ações da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios no 1º e 2º semestres de 2022. A premiação chegou exatamente na semana em que a Secretaria está com o andamento da Campanha de 2023 em todas as UBSs. A campanha termina no dia 31/03 e visa à identificação de novos casos de tuberculose entre a população.

“Mais uma vez, Cotia foi reconhecida pelas ações de campanha de detecção precoce da doença. O objetivo é evitar complicações e sequelas da doença e quebrar a cadeia de transmissão”, disse Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Ao longo de 2022 (março e setembro), a Campanha detectou oito novos casos em Cotia. Todos os pacientes foram encaminhados para tratamento.

Para fazer o teste que detecta a doença, basta comparecer à UBS mais próxima. “A tuberculose pode matar, mas tem cura. Todas as pessoas com sintomas respiratórios como: tosse persistente a várias semanas, sinais de emagrecimento, falta de apetite, febre, suor noturno, cansaço podem procurar a unidade de saúde mais perto para passar pela avaliação da equipe”, completou.

O tratamento da doença dura cerca de seis meses e é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.