Vereadores repudiam ataques transfóbicos a atleta do Vôlei Osasco

Primeira transexual brasileira a disputar a Superliga, principal competição do Vôlei Nacional, Tiffany Abreu, sem querer, carrega a responsabilidade de lutar contra preconceitos e dar voz às minorias nas quadras.

Durante a 23ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (2), a vereadora Juliana da Ativoz (PSOL) apresentou uma Moção de Solidariedade à jogadora, vítima de ataques transfóbicos nas redes sociais. O documento foi aprovado e a prórpia Tiffany esteve presente no Plenário para receber uma cópia emoldurada.

Segundo Juliana da Ativoz, no último 21 de abril, após a derrota de Osasco para Minas, na primeira partida da semifinal da Superliga foram feitos mais de 80 comentários transfóbicos contra Tiffany.

A transfobia é crime previsto em Lei. “As redes sociais começaram a massacrar a jogadora, foram mais de 80 comentários transfóbicos. Sei que foram mais de 80 porque estamos acompanhando. Quero deixar aqui minha solidariedade à Tiffany. Você é uma inspiração, até por levar o nome da cidade para muitos lugares”, afirmou a parlamentar.

Reforçando que fazer comentários transfóbicos é crime, Emerson Osasco (Rede) disse que essas atitudes são inaceitáveis. “É inadmissível, inaceitável, qualquer tipo de ato dessa natureza. Falamos sobre o que aconteceu com uma pessoa que é ídolo de muitas pessoas ligadas ao esporte. Falamos de uma mulher que tem feito muito pelo esporte de nossa cidade. E imagine, se isso acontece com uma atleta como a Tiffany, imagine com os anônimos”, comentou Emerson ao questionar a postura e atitudes, especialmente sobre comentários na internet. “Vamos esperar acontecer alguma coisa?”. Nossa cidade precisa dar respostas efetivas contra esses crimes”, declarou o parlamentar

“É triste para o nosso município acontecimentos como esse. Nós precisamos nos posicionar contra esses ataques”, comentou Batista Comunidade (Avante).

Carmônio Bastos (Podemos), presidente da Câmara Municipal, elogiou a postura de Tiffany e protestou contra os ataques. “Essas pessoas deveriam se preocupar mais em conhecer o ser humano, Tiffany é uma das melhores jogadoras da atualidade. Um ser humano digno de nos representar. Profissional de respeito, a primeira a chegar e a última a sair”, afirmou Bastos, ao agradecer a atleta por tudo o que ela faz. “Você é maior do que estes comentários. Eu tenho pena de quem faz comentários transfóbicos”, declarou.

Tiffany Abreu agradeceu pelo apoio recebido e disse que o que a mantém no esporte são mais os comentários de apoio e de carinho que recebe.

“Questiono o que fiz para receber alguns comentários, eles doem, mas o apoio, o carinho e o respeito que recebo me fazem permanecer e dar voz para muitos jovens que sonham em se destacar no esporte”, afirmou a atleta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.