Paraty tem um dos dos restaurantes mais bonitos do Brasil. Conheça o REFUGIO e seus 30 anos de tradição

 Além de natureza exuberante e muita história,  Paraty no espetacular litoral sul do Rio de janeiro, pode proporcionar experiências gastronômicas ímpares aos visitantes que se propõem a experimentar o que o destino tem a oferecer. Por ser uma cidade localizada no litoral, é preciso pontuar que a culinária paratyense se baseia majoritariamente em frutos do mar em pratos que unem a cultura indígena e a influência portuguesa na região. 

Contudo, para os que não são muito fãs de peixes, mariscos, polvo, lula e crustáceos, existem outros pratos famosos pela região que utilizam como base a carne bovina e suína, principalmente. Desde o centro histórico às praias, há restaurantes na espera por turistas que estejam de braços abertos e muito apetite para provar o que Paraty pode servir. 

Assim, o Dia das Mães sempre é de trabalho e satisfação em dobro para esse trio cheio de charme. Em frente ao mar, vizinho ao cais de Paraty, em uma daquelas belas casas coloniais está o restaurante Refúgio. A casa que surgiu de uma história de amor entre a paulistana Bel Costa e o caiçara paratiense, Zé Paulo, hoje é comandada por três mulheres: Bel, a mãe e chef, e as filhas Isabela de Faria e Manoela de Faria. Juntas elas aprimoram receitas regionais e mediterrâneas que atravessam gerações e unem o tradicional ao novo, sempre valorizando os pequenos produtores locais, produtos orgânicos, frutos do mar selvagens pescados na baía de Paraty, por pescadores que traçam suas próprias redes e pescam de canoa ou por apneia. Peças de artistas nacionais e outras produzidas pela própria Bel fazem do ambiente do restaurante um local extremamente acolhedor e com muita personalidade e bom gosto. A soma de tudo isso talvez seja a resposta para o sucesso da casa com 30 anos, em Paraty, além da força materna e do emponderamento dessas mulheres maravilhosas e das boas receitas que levam à mesa!

Haroldo PereiraJr/ 
Ovadia Saadia Por Apacos/ Febracos ind. SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.