Comissão de Saúde da Câmara de Osasco realiza reunião com diretores para discutir protocolos e reclamações

Parlamentares ouviram explicações das profissionais sobre filas e novos protocolos

Na manhã desta quinta-feira (11), a Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social recebeu a enfermeira sanitarista e diretora do Departamento de Atenção Primária, Érica Lima da Silva e a médica ginecologista e gerente médica do DAP, Dra. Helida Regina Galdino para uma reunião com membros da comissão para que os parlamentares pudessem entender os protocolos estabelecidos no departamento e também tirar dúvidas levantadas pelas inúmeras reclamações que recebem nos gabinetes.

Lúcia da Saúde (Podemos), presidente da Comissão, Michel Figueredo (Patriota), Joel Nunes (Republicanos), Rodrigo Gansinho (PL) e Juliana da Ativoz (Psol) ouviram as explicações das profissionais e discutiram alternativas para que a população sofra menos com os impactos da alta demanda que geram filas de espera e muitas reclamações.

Érica Lima falou sobre as dificuldades enfrentadas na direção do departamento, sobre a alta demanda de atendimento, e também sobre como algumas atitudes prejudicam o andamento dos serviços. “Temos gestores bons e ruins, muitos não tem dificuldades de enfrentar e encarar o corporativismo, de cobrar, por muitas vezes depender de favores de profissionais são conviventes com determinadas atitudes que prejudicam o atendimento”, comentou a diretora ao explicar que às vezes, tem dificuldades em fazer com que gestores compreendam que é necessário cumprir os protocolos definidos pela Secretaria de Saúde, como o atendimento de quatro pacientes por hora no caso dos médicos ou oito pacientes pelos profissionais da odontologia. A diretora explicou que o absenteísmo também é um grande problema enfrentado pelo sistema, reforçando a necessidade da manutenção atualizada do cadastro por parte dos pacientes.

A vereadora Lúcia da Saúde, porém, esclareceu que muitas vezes recebe pacientes que afirmam que o cadastro está atualizado e que na ficha não há nem o número do contato do paciente e que isso pode ser extremamente grave. “Recebi no gabinete uma paciente que estava fazendo tratamento de câncer e na ficha no lugar do contato estava 00, isso não pode acontecer”, solicitou a parlamentar.

A diretora do DAP justificou que a atual gestão da saúde busca principalmente ampliar o acesso e o bem-estar dos pacientes e que conta com o apoio dos parlamentares na criação de politicas públicas que efetivamente garantam esse acesso universal à saúde.

Michel Figueredo que já foi gestor na Secretaria de Saúde reforçou a necessidade de padronizar o atendimento e os protocolos para todas as unidades de saúde. Lúcia da Saúde considerou a reunião bem produtiva e espera receber mais vezes gestores da Secretaria para ampliar o debate e encontrarem soluções para os problemas apontados no encontro.

Em breve a Secretaria de Saúde apresenta na Câmara Municipal a prestação de contas da pasta, referente ao primeiro quadrimestre de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.